PROJETO V.E.R, DA FAV, PARTICIPA DE EVENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SERRA TALHADA
- arquivosfav
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 8 minutos
> Na ocasião, foram apresentados os resultados alcançados pelo projeto de saúde ocular para alunos e servidores da educação

O Projeto V.E.R (Visão em Rede), da Fundação Altino Ventura (FAV), participou, no dia 2 de fevereiro, da abertura do ano letivo de 2026 da rede municipal de ensino de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Com o tema “Educação em Movimento”, o evento foi realizado na quadra poliesportiva da Escola Neto Pereirinha e reuniu cerca de 1.200 profissionais, entre professores, gestores escolares, merendeiras, secretários e auxiliares de serviços gerais.
Durante a programação, o diretor de Operações da FAV, Dr. Rogerio Freitas, e a coordenadora administrativo-financeira do Projeto V.E.R, Elisabete Lacerda, apresentaram os impactos e avanços da iniciativa no município. Pioneiro no Brasil, o projeto utiliza uma plataforma digital inovadora, com suporte de Inteligência Artificial, para fortalecer a saúde ocular a partir da Atenção Primária, facilitando o acesso a exames oftalmológicos e consultas especializadas.
“Estamos aqui para falar da importância do Projeto V.E.R e do quanto já avançamos, mas também do quanto ainda podemos crescer. Nossa meta é cadastrar cerca de 13 mil alunos e cerca de 700 professores, atuando em mais de 60 escolas. É um projeto inovador e científico, que precisa do apoio do município para ser plenamente concluído e, sobretudo, para beneficiar diretamente a população”, destacou o Dr. Rogerio Freitas.

Em Serra Talhada, o Projeto V.E.R já apresenta números significativos: são 12.730 alunos beneficiados da rede pública municipal, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 570 professores e 63 unidades educacionais integradas à rede de cuidado. Entre os casos de destaque está a Escola Municipal Maria Alves Bezerra, que alcançou 100% dos alunos triados, com cadastros completos na plataforma.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, ressaltou a ampliação do atendimento promovido pela iniciativa. “O Projeto V.E.R agora também contempla os profissionais da educação, garantindo exames e, principalmente, a entrega de óculos para quem precisar. Isso é fundamental para mantermos nossos bons indicadores educacionais. Aluno enxergando melhor aprende melhor, e Serra Talhada segue sendo destaque”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Edmar Júnior, reforçou os impactos positivos do projeto na aprendizagem e no bem-estar da comunidade escolar. “Através do V.E.R, já foram identificados diversos problemas oculares e realizadas as intervenções que melhoraram a qualidade de vida dos estudantes. Agora, nossos servidores também estão sendo avaliados. Estamos felizes porque a FAV está dando essa força à educação de Serra Talhada. O V.E.R faz diferença tanto na aprendizagem quanto no cuidado com quem educa”, pontuou.

A FAV promoveu uma ação de sensibilização junto ao corpo docente e administrativo, destacando a importância do engajamento das escolas e da qualidade dos dados coletados para garantir o sucesso da jornada do aluno, da triagem à consulta especializada. “A abertura do ano letivo de 2026 foi uma oportunidade estratégica para divulgar o Projeto Visão em Rede, realizar o cadastro e a triagem dos professores, além de apresentar os resultados alcançados. Nosso objetivo é sensibilizar toda a comunidade escolar para que, juntos, possamos ampliar o número de estudantes atendidos”, concluiu Elisabete Lacerda.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotos e Diagramação: Ana Silva


























