PEDRA FUNDAMENTAL MARCA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DA FAV EM PETROLINA - PE
- arquivosfav
- 30 de jan.
- 3 min de leitura
> A nova estrutura terá 6 mil m² e capacidade para realizar 16,5 mil consultas por mês

Em comemoração aos 40 anos da Fundação Altino Ventura (FAV), a instituição lançou, no dia 30 de janeiro, a pedra fundamental da Unidade Avançada de Oftalmologia em Petrolina (PE). A estrutura, que será construída no bairro Cosme e Damião, próximo ao aeroporto Nilo Coelho, une compromisso social e saúde pública, garantindo atendimento oftalmológico via Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a região do Vale do São Francisco.
“É um sonho de 40 anos que vemos se concretizar. A iniciativa só foi possível graças ao esforço coletivo de muitas mãos. Estamos felizes por fazer parte do grupo de pessoas que acreditaram neste projeto e continuaremos trabalhando nele. Se Deus quiser, em 16 meses estaremos atendendo a população de Petrolina com o que há de melhor e tecnologia de ponta. O mais importante é que os pacientes não precisarão mais se deslocar até o Recife para tratamentos oftalmológicos”, enfatizou o Dr. Marcelo Ventura, presidente do Conselho Curador da FAV.
O evento ocorreu no terreno onde será erguido o hospital, às margens da Rodovia PE-647 (Governador Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti), e reuniu autoridades locais, como o prefeito Simão Durando e seu vice, Ricardo Coelho. A FAV foi representada pelo Dr. Marcelo Ventura e pelo diretor de Operações, Dr. Rogério Freitas. Representando o Governo do Estado, compareceu a gerente da VIII GERES, Ana Célia Almeida. O ato foi prestigiado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho e pelo presidente da Fundação Nilo Coelho, Miguel Coelho, além do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho, do secretário de Saúde João Luís Barreto, equipes de gestão e diversos representantes regionais.

O prefeito Simão Durando destacou que o hospital concretiza um anseio antigo dos petrolinenses. “A cidade está em festa! Meu coração se alegra porque lançamos hoje a pedra fundamental de um sonho aguardado há anos. A obra terá duração de 16 meses e deverá ser entregue em 2027. Ano que vem, nos encontraremos aqui para abrirmos as portas”, comemorou.
Com investimento estimado em R$ 30 milhões, a unidade é fruto de ações iniciadas em julho de 2024, quando foi assinado o Protocolo de Intenções entre a FAV e o Município de Petrolina. O objetivo é empreender esforços conjuntos para o desenvolvimento do centro de saúde ocular destinado aos usuários do SUS de Petrolina e regiões limítrofes.
O diretor de Operações da FAV, Dr. Rogério Freitas, afirmou que a instituição é motivo de orgulho para Pernambuco. “A FAV merece todo o apoio da sociedade, pois o que tem feito pela interiorização da saúde é sem igual. É um grande feito estar em Petrolina para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas, incluindo populações do Ceará, da Bahia e do Piauí”, externou.
A construção deste equipamento representa um marco histórico para a saúde pública do Sertão pernambucano. A chegada da FAV promete não apenas reduzir filas e agilizar diagnósticos, mas também oferecer cirurgias com tecnologia de ponta, transformando a realidade de quem mais precisa e pondo fim a anos de carência em serviços especializados na região.

Segundo Gabriel Belfort, diretor técnico da Majestosa Engenharia, construtora responsável pela execução, a obra seguirá um modelo de arquitetura rápida, com estrutura mista. “Os projetos utilizam a metodologia BIM, o que garante precisão, planejamento e cumprimento de prazos. A construção seguirá o padrão da sede da FAV, adaptado à ampla área verde do terreno. A expectativa é empregar até 100 trabalhadores no pico da obra”, destacou.
Além de Petrolina, a unidade atenderá cidades da 4ª Macrorregião de Pernambuco e municípios vizinhos da Bahia e do Piauí. Esta será a unidade mais moderna da FAV fora do Recife, com aproximadamente 6 mil metros quadrados. O espaço contará com seis salas cirúrgicas, 13 consultórios, dois setores de urgência e um centro de diagnóstico de última geração. A previsão é de que sejam realizadas mais de 16.500 consultas, 150 mil exames e 1.200 cirurgias oftalmológicas por mês.
Com foco em acessibilidade e humanização, o projeto inclui ainda um auditório para 115 pessoas, setor administrativo, mil assentos de espera, lanchonete e estacionamento com mais de 200 vagas. A nova unidade reforça a missão da FAV de levar atendimento de excelência do Litoral ao Sertão.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotos: Phelipe Cavalcante
Diagramação: Ana Clara


















































