top of page

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA AMPLIA BLOCO CIRÚRGICO EM SERRA TALHADA

  • arquivosfav
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

> Com a nova estrutura, a unidade passa de 400 para 600 cirurgias mensais, incluindo operações especializadas de alta complexidade em retina via SUS



Em um movimento estratégico para reduzir as filas de espera e descentralizar o atendimento de alta complexidade em Pernambuco, a Fundação Altino Ventura (FAV) inaugurou, em 2 de fevereiro, a terceira sala do seu bloco cirúrgico na unidade de Serra Talhada. A ampliação é um marco nas celebrações dos 40 anos da FAV e consolida o equipamento como um centro cirúrgico oftalmológico de referência na região para alta complexidade em retina.

 

O evento ocorreu nas dependências do setor cirúrgico e contou com a presença de autoridades locais e representantes institucionais. Estiveram presentes a prefeita do município, Márcia Conrado; a Dra. Karla Millene, representando o Governo do Estado de Pernambuco; o diretor de Operações da FAV, Dr. Rogério Freitas; a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Rosa; além de vereadores, equipes da gestão local, representantes do Rotary Club de Serra Talhada e colaboradores da instituição.

 


Em depoimento, o presidente do Conselho Curador da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura, afirmou que a inauguração de mais uma sala cirúrgica em Serra Talhada, reafirma o compromisso com a interiorização da medicina de alta complexidade. “Nosso objetivo é que o paciente do Sertão tenha acesso ao mesmo padrão de cuidado oferecido no Recife”, ressaltou, destacando ainda a importância da agilidade no atendimento para ampliar a resolutividade dos serviços de saúde. Segundo ele, a estrutura fortalece a missão da Fundação de promover assistência qualificada e humanizada à população do interior.

 


Localizada na Avenida Dr. Ademar Xavier, nº 335, no centro de Serra Talhada, a unidade passa a contar com três salas operatórias modernas, projetadas para oferecer mais eficiência e segurança. A expansão física elevará a capacidade de 400 para 600 cirurgias mensais, incluindo a implantação do novo departamento de retina cirúrgica, além de ampliar o volume de cirurgias de catarata e pterígio para a população sertaneja.

 

Além dos procedimentos de alta complexidade, que exigem tecnologia avançada, alta qualificação médica e recursos hospitalares robustos, o espaço dispõe agora de novos setores estratégicos focados no desenvolvimento institucional e acadêmico: salas dedicadas a projetos sociais, coordenação de ensino, estudo médico e uma área administrativa estruturada.

 

Diretor de Operações da FAV, Dr. Rogério Freitas.
Diretor de Operações da FAV, Dr. Rogério Freitas.

“É um motivo de muito orgulho! Este evento representa um marco histórico não apenas para a instituição, mas também para o município de Serra Talhada e para as cidades da 3ª Macrorregião de Saúde. Nossas responsabilidades aumentam; a ampliação do serviço permitirá a realização de 600 procedimentos mensais, incluindo alta complexidade em retina. É um reflexo do poder da FAV em interiorizar sua assistência. Em nome da presidência, entregamos essa sala ao município com o sentimento de missão cumprida, esperando que ela represente o que buscamos: atendimento de excelência para as pessoas do Sertão do Pajeú”, expressou o Dr. Rogério Freitas.

 

A gerente regional de saúde da XI Região, Dra. Karla Millene, destacou a relevância da nova estrutura para a população de 42 municípios do entorno. “A ampliação do bloco cirúrgico permitirá que pacientes recebam atendimento de excelência sem a necessidade de deslocamento até a capital”, relatou.

 

Momento do desenlace da fita.
Momento do desenlace da fita.

“A FAV completa 40 anos e, sem sombra de dúvida, escreveu uma linda história em Serra Talhada. Inauguramos este anexo que atenderá também cirurgias de retina. São 600 pessoas que terão sua visão recuperada mensalmente. Afinal, a Fundação faz tudo da melhor forma possível”, disse a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.

 

Inaugurado para ampliar a oferta de cirurgias oftalmológicas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da 3ª Macrorregião, a unidade da FAV em Serra Talhada oferece uma jornada completa de cuidado, desde a triagem e exames até cirurgias complexas. A expansão faz parte de um plano de investimentos contínuos para garantir assistência, reabilitação visual de excelência e inclusão social em todo o estado. Além do bloco, a instituição mantém uma moderna Unidade de Atendimento no Shopping Serra Talhada, facilitando o acesso a consultas e exames especializados.



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Ana Silva

bottom of page