GESTOR DA FUNDAÇÃO NILO COELHO DE PETROLINA - PE, VISITA A FAV
- arquivosfav
- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
> Segundo o representante, a atuação da FAV na área da saúde se assemelha ao trabalho desenvolvido pela Nilo Coelho nos campos da educação, cultura e assistência social

A Fundação Altino Ventura (FAV) recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), a visita de cortesia do gestor executivo da Fundação Nilo Coelho, de Petrolina, José Alberto Barbosa. Ele foi recepcionado pelo diretor de Operações da FAV, Dr. Rogério Freitas, e conheceu as instalações da instituição, tanto o Edifício Marcelo Ventura quanto o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), reconhecidas pelo atendimento em saúde ocular e pelo trabalho filantrópico voltado à população mais vulnerável de Pernambuco.
Durante a visita, José Alberto Barbosa destacou a relevância social da Fundação Altino Ventura e a identificação entre as duas entidades. “É um prazer imenso estar nesta instituição, uma referência para o estado de Pernambuco. Percebo uma grande identidade entre a FAV e a Fundação Nilo Coelho, especialmente pelo compromisso social que ambas assumem. Acredito que, em um futuro próximo, seremos parceiras, considerando que a FAV atua fortemente na área da saúde, enquanto a Fundação Nilo Coelho desenvolve ações voltadas à educação, cultura e assistência social”, afirmou.
O gestor também apresentou as principais frentes da Fundação Nilo Coelho, que atualmente atende cerca de duas mil pessoas em Petrolina. Entre os projetos, destacam-se atividades com crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, iniciativas voltadas para idosos por meio do projeto Viva Feliz, grupos culturais como o Arte Vida, além de cursos profissionalizantes que incentivam a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo. De acordo com ele, essas ações reforçam o compromisso da instituição com a inclusão social e a geração de oportunidades.

José Alberto Barbosa ressaltou, ainda, o conceito de “lucro social” como o principal resultado do trabalho filantrópico desenvolvido. Para ele, a maior recompensa está no reconhecimento das pessoas atendidas, especialmente daquelas que concluem cursos e projetos oferecidos pela entidade. Esse retorno, segundo o gestor, representa o verdadeiro valor de uma fundação sem fins lucrativos, que transforma vidas por meio da educação e da assistência. “Vejo um futuro bastante promissor para Petrolina com essas duas entidades filantrópicas totalmente voltadas para a população”, completou.
Impressionado com a estrutura e o alcance da FAV, o gestor destacou o volume de aproximadamente cinco mil atendimentos diários realizados pela instituição. “Não tinha noção desse número, dessa importância, do tamanho e alcance que a Fundação realmente representa para as classes menos favorecidas. A FAV está no caminho certo. Uma entidade como esta possui um valor extraordinário para as pessoas”, declarou. Ele elogiou o trabalho desenvolvido e enfatizou sua importância para Pernambuco, especialmente no cuidado com as camadas mais vulneráveis da população.
Ao final, o gestor fez menção ao presidente da Fundação Nilo Coelho, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, que está à frente da entidade há um ano. Ele reforçou o compromisso da instituição que, há 63 anos, atua em prol de uma Petrolina mais justa, com iniciativas voltadas à formação profissional, à inclusão social e ao incentivo à cultura local. A Fundação Nilo Coelho consolidou-se como referência no fortalecimento de comunidades no Sertão pernambucano.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotos: Cristiana Dias








