Quem somos
Desde 1986, a Fundação Altino Ventura, empresa filantrópica, compromete-se a ajudar de forma gratuita a população brasileira, em especial aos que mais precisam. A instituição já realizou mais de 24 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos, em mais de 2 milhões de pacientes.
Habilitado pelo Ministério da Saúde como CER IV, o Centro Especializado em Reabilitação "Menina dos Olhos", da FAV, atende pacientes com deficiências visual, auditiva, física e intelectual. Oferece assistência médica e terapêutica multiprofissional, reabilitando mais de 7,9 mil usuários por ano.
A relevância do trabalho da FAV inclui o investimento contínuo e sistemático em extensão, educação e no fomento a pesquisas científicas. Além da prestação de serviços de saúde à população, a FAV também é responsável pela formação de médicos oftalmologistas com elevada qualificação profissional.
Reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC como instituição de ensino superior, a FAV oferece um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Residência Médica e Especialização em Oftalmologia), credenciado pelo MEC e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, além de um Programa de Fellowship em óptica, córnea e doenças externas oculares, retina e vítreo, oftalmologia pediátrica e estrabismo, glaucoma e plástica ocular.
Por meio desses programas, a FAV já formou 735 oftalmologistas do Brasil, de outros países da América Latina (Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia, República Dominicana e Paraguai) e da África (Angola).
Através do Programa de Pós-Graduação Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Oftalmologia e Ciências Visuais, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), foram formadas 04 doutoras.
A FAV dispõe de Coordenação de Ensino, Departamento de Investigação Científica, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética Médica e Comitê de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH).
Pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, o Departamento de Investigação Científica da FAV desenvolve, há mais de 25 anos, atividades de investigação científica que produzem conhecimento de métodos e técnicas e buscam soluções inovadoras no âmbito social. As publicações do departamento são compartilhadas em congressos e revistas científicas indexadas, reafirmando a importância da instituição como patrimônio internacional para o fomento à ciência.
Em 2024, a FAV sediou o XXVI Encontro Científico, onde foram apresentadas pesquisas inéditas desenvolvidas por pesquisadores da Instituição. Nesse evento, trabalhos científicos inéditos são apresentados por alunos da Pós-graduação da Fundação Altino Ventura, os quais são debatidos por uma banca de professores convidados. Todos os trabalhos científicos deste congresso são publicados na revista Memórias da Fundação Altino Ventura, uma publicação anual e oficial da instituição.