PRIMEIRA DEFESA DE TESE DE DOUTORADO DA UNIFESP EM PARCERIA COM A FAV
- arquivosfav
- 27 de jan.
- 4 min de leitura
Dra. Edilana Sá, recebeu o título após a defesa de tese de doutorado sobre terapia alternativa para o ceratocone

Nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a Dra. Edilana Sá, médica oftalmologista da Fundação Altino Ventura (FAV) defendeu a primeira tese do Programa de Pós-graduação Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a FAV, sendo aprovada com louvor. Sua pesquisa, intitulada “Efeito da Riboflavina Oral Associada à Exposição Solar em Pacientes com Ceratocone em Progressão”, propõe uma alternativa terapêutica inovadora para o tratamento do ceratocone, beneficiando pacientes com dificuldades de acesso ao tratamento convencional. O estudo representa um avanço significativo na estabilização da doença e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A defesa da tese foi precedida por uma solenidade de abertura que reuniu participantes presenciais e virtuais, incluindo a Presidência da FAV, membros da Diretoria, das Coordenações de Ensino e Pesquisa e docentes da FAV. Também estiveram presentes alunos dos cursos de Pós-graduação stricto sensu (Doutorado Dinter) e lato sensu (Residência Médica, Especialização e Fellow em Oftalmologia), além de profissionais das equipes médico-assistenciais do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV, colegas oftalmologistas, familiares e amigos da Dra. Edilana.
A banca examinadora foi composta por doutores de renome, incluindo o orientador, Dr. Walton Nosé, professor adjunto e livre-docente da UNIFESP; Dr. Nicolas Cesário Pereira, Chefe do Setor de Córnea e Doenças Externas do Hospital Oftalmológico de Sorocaba; Drª. Adriana dos Santos Forseto, Coordenadora do Curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital Oftalmológico de Sorocaba; Dr. Milton Ruiz Alves, professor associado do Programa de Residência Médica em Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP; e Dr. Pablo Felipe Rodrigues, pesquisador colaborador da UNIFESP.

Os suplentes foram, a Drª. Claudia Maria Francesconi Benicio, Diretora Clínica do Departamento de Oftalmologia da Oftalmocorp e Drª. Maria Regina Chalita, professora adjunta de Oftalmologia da Universidade de Brasília. Presente também na solenidade, a equipe do Departamento de Investigação Científica da FAV que auxilou a Drª. Edilana, com informações em sua tese, composta pela Profª. Drª Ana Karine Soares; Profª. Drª Taciana Higino; o Estatístico, Dalmir Santos; o Analista de Business Intelligence (BI), Hugo Oliveira e das Assistentes Administrativas, Andrieli Mousinho e Marília Farias.
O Presidente da FAV, Prof. Dr. Marcelo Ventura, celebrou o momento histórico: a defesa da primeira tese de doutorado realizada na instituição, em parceria com a UNIFESP e chancelada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agradeceu o empenho de todos os envolvidos, e destacou a relevância do trabalho conjunto entre a Pós-graduação da UNIFESP, o Departamento de Investigação Científica da FAV e o apoio da CAPES. Ele também parabenizou a Drª. Edilana pela conquista, um marco em sua trajetória acadêmica.
A Drª. Denise de Freitas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP, destacou a excelência do programa e a importância da parceria com a FAV.
“Com o encerramento deste Dinter, o Programa da FAV se torna um programa oficial da CAPES. Assim, os interessados poderão realizar Pós-graduação stricto sensu na FAV”, enfatizou.
O professor, Dr. Walton Nosé, orientador da tese, manifestou que imenso prazer e honra ser o orientador da tese de doutorado da Drª. Edilana Sá pelo sistema DINTER, envolvendo a Pós-graduação da UNIFESP e da FAV.

Na sequência, a Prof.ª Dr.ª Liana Ventura, coordenadora do Programa Dinter Doutorado da FAV, expressou que:
“Gratidão é a palavra que me vem ao coração. Deus realizou nosso sonho de trazer este projeto inovador e pioneiro para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil: o Doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais. Nosso reconhecimento público vai ao empenho dos professores Denise de Freitas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação da UNIFESP; Dr. Rubens Belfort Mattos Junior, professor titular de Oftalmologia da UNIFESP; Dr. Augusto Paranhos Jr., Coordenador do Programa Dinter da UNIFESP; Dr. Maurício Maia, Vice-coordenador do Programa Dinter; e aos professores orientadores, pela inovação e impacto positivo na vida dos pacientes”.
A Prof.ª Dr.ª Bruna Ventura, coorientadora da tese, também ressaltou a relevância do trabalho: “As pesquisas realizadas pela Drª. Edilana brindaram a comunidade científica com importantes contribuições inéditas, revelando novas estratégias que promovem a redução da progressão do ceratocone, doença que pode causar graus avançados de deficiência visual e grande impacto na qualidade de vida dos pacientes”.

Durante sua fala, a Drª. Edilana expressou sua gratidão ao orientador e aos coorientadores, ao Departamento de Investigação Científica da FAV e à Pós-graduação em Oftalmologia da UNIFESP. “Participar da defesa da primeira tese de doutorado da FAV em parceria com a UNIFESP foi um enorme prazer e uma grande realização profissional. Os professores da minha banca examinadora, de altíssimo nível, fizeram contribuições valiosas, que certamente considerarei na edição final da minha tese”, destacou.

A doutoranda explicou que sua pesquisa acompanhou 127 pacientes (212 olhos) ao longo de 12 meses, analisando os efeitos da administração oral de riboflavina (vitamina B2) associada à exposição solar na curvatura corneana e na qualidade de vida dos participantes. Os resultados indicaram que essa abordagem terapêutica é uma solução viável, de baixo custo e eficaz para retardar a progressão da doença em pacientes com dificuldade de acesso ao tratamento convencional.
A defesa da tese foi marcada por brilhantismo e rigor científico, consolidando-se como uma contribuição significativa e original para o avanço do conhecimento sobre o ceratocone. Com a aprovação da banca examinadora, a Drª. Edilana Sá tornou-se a primeira doutora em Oftalmologia e Ciências Visuais do Programa de Pós-graduação Dinter da UNIFESP com a FAV.
Confira as fotos:
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotografia: Cristiana Dias / Ágatha Cavalcanti
Diagramação: Ismael Santos