FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA CONCLUI PROJETO INÉDITO DE SAÚDE OCULAR EM FERNANDO DE NORONHA
- arquivosfav
- 28 de nov. de 2025
- 4 min de leitura
> A iniciativa beneficiou diretamente mais de 800 moradores da ilha, o equivalente a cerca de 25% da população local

Nesta sexta-feira, 28, a Fundação Altino Ventura (FAV) encerrou, na Ilha de Fernando de Noronha, um projeto inédito de saúde ocular e cidadania, reconhecido por sua ampla cobertura, impacto social e modelo de atuação em território insular. A iniciativa beneficiou diretamente mais de 800 moradores do Arquipélago, o equivalente a cerca de 25% da população local, consolidando-se como uma das maiores coberturas oftalmológicas proporcionais já realizadas em regiões isoladas do Brasil.
O projeto garantiu atendimentos em todas as etapas da atenção oftalmológica: triagens visuais, consultas especializadas, diagnóstico precoce, tratamento, encaminhamentos e reabilitação visual. A ação beneficiou crianças, jovens, adultos e idosos, com foco em alunos da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Parcerias, Tecnologia e Doações
A logística da ação incluiu a distribuição de 480 óculos de grau (404 para adultos e 76 para crianças), frutos da parceria com a OneSight EssilorLuxottica e a Arnette. Além disso, com apoio da Receita Federal, foram entregues 1.295 óculos de sol com proteção UV (700 infantis e 596 adultos) e 354 armações, beneficiando principalmente trabalhadores expostos diariamente à radiação solar. O projeto também contou com doação de colírios e medicamentos pela GBio e suporte do Grupo Adapt, com equipamentos portáteis de alta tecnologia para diagnóstico de glaucoma.

A presidente da FAV, Profª Drª Liana Ventura, destacou o impacto institucional e social do projeto. “Em Fernando de Noronha, mostramos que é possível vencer barreiras geográficas e oferecer um atendimento humanizado, resolutivo e de excelência. Este projeto reafirma nosso compromisso com a redução das desigualdades e com a promoção da cidadania por meio da saúde”, destacou a coordenadora geral do Projeto.

Segundo o Vice-presidente da FAV e coordenador oftalmologista do projeto, Dr. Marcelo Ventura Filho, a iniciativa representa um avanço histórico no Arquipélago. “Este projeto não foi apenas uma ação de saúde, mas um verdadeiro marco na história da saúde ocular em Fernando de Noronha. Levar atendimento especializado pelo SUS a um território remoto é um grande desafio, mas é justamente nesses lugares que a missão social da Fundação se torna ainda mais necessária. Cuidar da visão é cuidar da dignidade, do futuro e da qualidade de vida das pessoas”, argumentou.
A secretária Estadual de Saúde, Drª Zilda Cavalcanti, ressaltou a importância da integração com o Governo do Estado. “Este projeto é um exemplo concreto de como a integração entre o Sistema Único de Saúde e instituições de excelência, como a Fundação Altino Ventura, fortalece a assistência à população. Levar atendimento especializado para uma região insular é promover equidade e reafirmar o compromisso do Estado com a saúde de todos os pernambucanos”, completou.
O administrador do Arquipélago, Virgílio Oliveira, destacou os benefícios diretos. “Para quem vive em Noronha, esse projeto representa cuidado, respeito e valorização da nossa população. A saúde ocular impacta diretamente a educação, o trabalho e a qualidade de vida dos moradores, e essa ação deixa um legado importante para a ilha”, enfatizou.

A ação foi realizada por uma equipe multidisciplinar composta por 32 profissionais da Fundação Altino Ventura, incluindo oftalmologistas, assistentes oftálmicos, equipes administrativas e estudantes de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além dos atendimentos oftalmológicos, foram promovidas ações educativas sobre fotoproteção e cuidados básicos com a visão.
A EssilorLuxottica, por meio da OneSight EssilorLuxottica Foundation, entidade filantrópica da companhia, referência global em cuidados com a visão, apoiou a iniciativa, realizando pela primeira vez uma campanha social na região em parceria com a marca ARNETTE.

Para garantir a entrega imediata dos óculos, a companhia também forneceu equipamentos de laboratório. Hugo Grimaldi, Diretor de Instrumentos e Lentes da EssilorLuxottica, destacou o propósito social. “Enxergar bem é essencial para que as crianças estudem e para que os professores desempenhem plenamente suas funções. Queremos garantir acesso à visão de qualidade para todos, especialmente em comunidades remotas, permitindo que elas desempenhem todo o seu potencial em sala de aula”, expressou.
Diana Paes, Head da OneSight EssilorLuxottica Foundation no Brasil falou sobre o impacto da visão na educação. “Sabemos que 80% do conteúdo da sala de aula é apresentado de forma visual e que 60% dos casos de dificuldade de aprendizado são relacionados à visão. Quando cuidamos da visão das crianças, cuidamos também da prosperidade das comunidades, da qualidade de vida e do futuro por meio da educação de base”, pontuou ela.
O gerente Regional da EssilorLuxottica no Norte e Nordeste, Darlã Silva Oliveira, resumiu a emoção da equipe. "O impacto é visível: percebemos a felicidade e a gratidão profunda das crianças ao receberem seus óculos. Mais do que a correção visual, garantimos uma opção de escolha que eleva a autoestima. Sabendo que o uso dos óculos tem grande possibilidade de melhorar o desempenho acadêmico e o futuro dessas crianças, a colaboração se torna ainda mais vital", ressaltou.

A Fundação Altino Ventura graças ao apoio do governo do estado e ajuda de parceiros, reafirma com essa iniciativa seu compromisso com a promoção da saúde ocular, a redução das desigualdades e a expansão de ações em regiões remotas, fortalecendo sua missão de garantir acesso universal, equitativo e de qualidade à saúde ocular em Pernambuco e no Brasil.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe e Redação: Phelipe Cavalcante
Fotos: Ana Silva e Maria Fernanda Magalhães / Cortesia





