A ação contou com 17 expositoras de diversos produtos, participantes do Programa Trabalho e Renda Acessível

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) promoveu na última sexta-feira, 21, no pátio do Complexo Hospitalar da FAV a 1ª Feira de Empreendedorismo Inclusivo. O evento, que aconteceu das 7h às 15h, reuniu empreendedoras de segmentos como moda, culinária e artesanato, participantes do Programa “Trabalho e Renda Acessível”.
A ação teve como objetivo de dar visibilidade aos produtos e serviços desenvolvidos pelos pacientes no Centro Especializado em Reabilitação - CER IV, pais e/ou cuidadores que são atendidos pelo projeto, promovendo sua autonomia financeira e incentivando a inclusão social.
“Essa iniciativa materializa os conhecimentos oferecidos por meio das ações de qualificação do Governo do Estado para as pessoas com necessidades especiais e para os familiares que cuidam desses pacientes no dia a dia. É muito importante reconhecer o potencial produtivo dessa população e criar oportunidades para a melhoria da renda dessas famílias, além de fortalecer o pleno exercício da cidadania”, afirmou a Secretária do SEDEPE, Dra. Amanda Aires.

Entre as diversas produções expostas, o público teve acesso a artigos voltados ao período carnavalesco. É o caso, por exemplo, do trabalho que foi apresentado pela artesã Charlene Cristina, que produz adereços para cabeça e outros itens. Ela é mãe de Rinaldo, paciente com paralisia cerebral, em tratamento no CER IV da FAV.
“Participei de três oficinas pelo projeto: Drinques e Coquetéis, Customização de Abadás e Noções de Tranças. É uma experiência muito boa, aprender uma atividade enquanto meu filho está na terapia. Como mãe atípica, meu tempo é quase todo dedicado a ele. E, com esses trabalhos autônomos, eu posso gerar uma renda para não depender só do benefício que ele recebe”, relata a empreendedora.
A feira “Empreendedorismo Inclusivo” também contou com estandes encabeçados pelos próprios pacientes em reabilitação na FAV. Um deles foi o da aposentada Márcia Carvalho, que pratica fisioterapia na unidade para tratar lesões nos membros.
“Sempre fui muito dinâmica, então, amei essa oportunidade de me manter ativa e ainda ganhar dinheiro. Fiz as oficinas de Brigadeiro Gourmet, Tábuas de Frios, Customização de Abadás e Noções de Tranças. Na feira, meu foco foi em cestas e tábuas de culinária gourmet”, disse Márcia.
O público também pôde acessar o Balcão Itinerante da Casa do Trabalhador, que prestou serviços como o cadastramento dos interessados no Sistema Nacional do Emprego (SINE), possível encaminhamento de candidatos para processos seletivos e orientações sobre o uso da Carteira de Trabalho Digital.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Vitória Batista
Fotografia: Cristiana Dias
Diagramação: Ismael Santos
Colaboração: Weriston Rodrigues