UNIDADE DA FAV EM SERRA TALHADA RECEBE REPRESENTANTES DA FAV
- arquivosfav
- 17 de abr.
- 2 min de leitura
> Filial fortalece a capacidade assistencial da 3ª Macrorregião, garantindo que os pacientes
recebam tratamento de excelência sem a necessidade de deslocamento para a capital, Recife

A Unidade Avançada de Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV), em Serra Talhada recebeu, em 1º de abril a visita da Presidente do Conselho Curador da Instituição, Dra. Liana Ventura, e do Diretor de Operações da FAV, Dr. Rogério Freitas. Durante a passagem, os representantes percorreram as instalações, acompanharam os atendimentos, procedimentos e cirurgias realizadas na Unidade.
Inaugurada em 2018, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços oftalmológicos, a unidade fortalece a capacidade assistencial da 3ª Macrorregião, garantindo que os pacientes recebam tratamento de excelência sem a necessidade de deslocamento até o Recife.
Dra. Liana Ventura destacou a excelência da Unidade e ressaltou que, agora, mais pessoas podem enxergar melhor. “São consultas, exames e cirurgias ofertadas aos pacientes, que somam em torno de 5 mil atendimentos nesta unidade. Só hoje, estamos realizando aqui, 90 cirurgias. É uma honra ajudar estas pessoas a enxergar o mundo com maior qualidade. Nossa gratidão imensa a todos que tornam isto possível: nossos parceiros, parlamentares que nos apoiam com recursos, à prefeita Márcia Conrado e aos nossos colaboradores”, agradeceu a Presidente do Conselho Curador da FAV.
O Dr. Rogério Freitas ressaltou a relevância da filial para o município e destacou o impacto positivo na descentralização dos serviços oftalmológicos para a população local, agradecendo aos colaboradores que compõem a unidade. “A FAV é um orgulho para todos os cidadãos pernambucanos e uma ajuda incomensurável para a população desta cidade. Queremos agradecer a toda a nossa equipe que atua aqui, aqueles desbravadores que estão lutando conosco para fazer acontecer a Fundação Altino Ventura”, disse.
Desde a ativação do bloco cirúrgico, em novembro de 2023, a Unidade tem mantido, uma média de 80 cirurgias semanais, totalizando, aproximadamente, 400 procedimentos por mês. O Médico Oftalmologista da FAV, Dr. Mariano Maciel, expressou sua satisfação em atender os pacientes da 4ª Macrorregião do Estado. “É um orgulho vir direto do Recife para fazer as 90 cirurgias, que são de alta complexidade, e poder trazer a melhor tecnologia que temos e todo o desenvolvimento que a Fundação pode dar a esses pacientes em Serra Talhada”, comentou o Cirurgião Oftalmologista.
Outro ponto de destaque foi a realização de cirurgias de alta complexidade. O Coordenador de Enfermagem da FAV, Emanuel Marcelo, enfatizou a importância desses procedimentos para garantir um atendimento oftalmológico especializado e de qualidade no interior de Pernambuco, suprindo uma demanda essencial da região. “Antes funcionávamos de modo itinerante; agora, estamos com cirurgias semanalmente, trazendo toda a assistência de alta complexidade do Recife ao interior, o que evita que os pacientes se desloquem até à capital”, afirmou.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotografia e Diagramação: Ana Silva