top of page

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA RECEBE SELO DE QUALIDADE DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO - ONA

> A FAV é o primeiro Complexo Hospitalar filantrópico a receber esta certificação em Pernambuco

Dedicada a consolidar as melhores práticas no cuidado do paciente, a Fundação Altino Ventura (FAV) promove a cultura de aprimoramento contínuo da qualidade e segurança assistencial na rotina dos seus colaboradores. Esse desempenho sistêmico recebeu uma importante conquista em 9 de abril de 2024, data em que a instituição recebeu a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 2. Essa acreditação, além de avaliar os critérios de segurança, também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhoria entre as áreas.

 

A acreditação é um marco na história da instituição; um divisor de águas. O corpo de gestores se manteve firme, transpondo desafios e realizando ações juntamente com os colaboradores. Tal desempenho fez a FAV ser o primeiro Complexo Hospitalar filantrópico a ter esta certificação em Pernambuco e o segundo do Nordeste com a certificação ONA 2. Este reconhecimento foi alcançado por mérito, fruto de um trabalho árduo; um troféu para a Fundação.

 

“Hoje é dia de comemorar. Nós temos, sim, uma instituição acreditada! É muita alegria ter a certificação ONA Pleno na FAV. Este é um resultado de muitas mãos. Sei o quanto as equipes se dedicaram para cumprir todos os processos, todas as avaliações, e enfim, hoje comemoramos esse grande resultado que beneficia a população que mais precisa, os usuários do SUS. Esta certificação reconhece todo o esforço da Fundação no sentido de cuidar e garantir a segurança dos pacientes nos processos dentro do hospital. Obrigado a todos aqueles que se envolveram e nos ajudaram. Vamos em frente porque agora nós somos ONA!”, expressou o Presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura.

 

O CEO da FAV, Dr. Heber Coutinho, celebrou a conquista da acreditação e o contentamento com o resultado, condensando todo o esforço profissional coletivo para esse triunfo. “Sou especializado na primeira turma da Fiocruz em Qualidade de Segurança Internacional do Paciente e foi uma das propostas que trouxemos para a instituição. Fundamos o Escritório da Qualidade. Trouxemos uma gerente totalmente experiente no processo e treinamos mais de 100 multiplicadores. Este selo traz uma melhoria na jornada do paciente, mais segurança no atendimento para pacientes, médicos e colaboradores. Nossos processos estão estabelecidos com segurança plena no atendimento, e isso é para poucas unidades. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, destacou.

A Gestora do Escritório da Qualidade da FAV, Rosselyne Moura, reiterou as contribuições das lideranças e dos profissionais do corpo clínico e funcional hospitalar neste processo de aprimoramento contínuo. “Este sucesso é fruto de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe e, em especial, destaco meu time [Qualidade], que fez toda a diferença! E é com orgulho que compartilho e agradeço à Presidência, Dr. Marcelo Ventura, e ao CEO, Dr. Heber Coutinho, pela confiança para implantar o Setor de Qualidade e Segurança do Paciente e liderar todo o processo de acreditação ao longo do último ano. Que esta conquista seja apenas o começo de uma jornada constante rumo à excelência e à melhoria contínua”, comemorou.

 

Hoje, a Fundação Altino Ventura integra um grupo seleto de hospitais brasileiros com desempenho assistencial dentro dos parâmetros de excelência e em condições de igualdade. Entre os pontos fortes da instituição estão a humanização no atendimento, o forte engajamento das lideranças, o sentimento de valorização percebido pelos colaboradores e o uso de indicadores de qualidade para alcançar melhorias.

 

A acreditação vem ratificar e reforçar o quanto a FAV está empenhada na implementação e aplicação de novos conceitos e fundamentos, revendo padrões, modelos de gestão e práticas de liderança. Sobretudo, tendo o desafio permanente de manter essa acreditação, seguindo sempre em busca da melhoria contínua.

 

A certificação ONA 2 – Acreditação Plena é direcionada para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.


EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotografia: Vitória Batista

Diagramação: Ana Silva

Comments


bottom of page