top of page

PROJETO TRIAGEM DE CATARATA BENEFICIA MORADORES DE PESQUEIRA

  • arquivosfav
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

> A ação teve como objetivo agilizar o encaminhamento para cirurgia

O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, recebeu nos dias 28 e 29 de maio, o projeto de triagem de catarata, uma iniciativa da Fundação Altino Ventura (FAV) realizada em parceria com o Deputado Estadual Waldemar Borges e o Vereador Evandro Júnior. A ação ocorreu na sede da Associação dos Portadores de Direitos Especiais (Pode), no centro da cidade, e teve como objetivo ampliar o acesso à saúde ocular, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

A triagem atendeu mais de 200 moradores. Destes, 172 pacientes foram encaminhados à sede da FAV, no Recife, com indicação para cirurgia de catarata. O projeto visa acelerar o diagnóstico, facilitar o encaminhamento dos casos cirúrgicos e reduzir a fila de espera no sistema de saúde. Participaram da ação a Coordenadora de Projetos externos da FAV, Joana Ferreira; os assistentes oftálmicos Gustavo Sobral e Marilene Freire, além do motorista Luciano Albuquerque, que apoiou na logística da equipe.

 

De acordo a Coordenadora de projetos externos da Fundação, Joana Ferreira, a ação representa um impacto positivo ao promover o acesso à saúde ocular de usuários que, devido à alta demanda na fila de regulação, encontram dificuldades para obter atendimento. “Através da triagem, é possível viabilizar o acesso a um tratamento de qualidade, garantindo agilidade no diagnóstico e encaminhamento dos pacientes que necessitam de cirurgia de catarata”, destacou.

 


Maria Araújo, assessora parlamentar do Deputado Waldemar Borges, agradeceu à FAV pela parceria. “Essa ação amplia o acesso às cirurgias de catarata e contribui significativamente para a qualidade de vida da população. A FAV tem expertise nesse tipo de atendimento, e somos gratos pelo trabalho realizado em Pesqueira”, afirmou.

 

Entre os atendidos, estava a professora Cícera Andrade que elogiou a iniciativa. “Foi de grande serventia, porque muitas pessoas aqui têm problemas de visão e não conseguem tratamento. Fiz a triagem e fui encaminhada para realizar o procedimento completo, pois fui diagnosticada catarata em ambos os olhos”, relatou.


EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Phelipe Cavalcante

Fotos: Joana Ferreira

Diagramação: Ana Silva

bottom of page