top of page

MESTRES DO SABER: 10 ANOS DE DESCOBERTAS E SUPERAÇÃO NO PROJETO SEMEAR II

  • arquivosfav
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura

> Iniciativa da Fundação Altino Ventura (FAV) reuniu famílias para homenagear a jornada de desenvolvimento dos 'Mestres do Saber'


ree

O Projeto Semear II, da Fundação Altino Ventura (FAV), comemorou uma década de vida, luta e descobertas das crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika. O evento, intitulado "Mestres dos Saber: 10 Anos de Descobertas", reuniu famílias, pesquisadores, terapeutas e parceiros no acolhedor Caxangá Golf & Country Club para celebrar a resiliência e os avanços de mais de 55 crianças que completam 10 anos de idade, assistidas no projeto. A cerimônia não apenas celebrou o marco temporal, mas também, a imensa jornada de superação que cada família enfrentou desde o surto da Zika.

 

A abertura destacou a "imensa alegria" de celebrar uma década de vida "marcada por muita luta, desafios, superações e descobertas". O evento simboliza a vitória da ciência e do cuidado humanizado sobre uma crise de saúde pública que impactou profundamente o Nordeste brasileiro. O Projeto Semear II, peça central nesse apoio, tem sido um farol de esperança, oferecendo acompanhamento terapêutico e suporte multidisciplinar essencial para o desenvolvimento dessas crianças.

 


O evento contou com a presença da Dra. Liana Ventura, presidente da FAV; Dra. Camila Ventura, coordenadora do Departamento de Investigação Científica da Fundação e Coord. Geral do Projeto Semear; da equipe de pesquisadoras do Instituto Triângulo de Pesquisa - Research Triangle Institute (RTI International), Dra. Anne Wheeler, Pesquisadora Principal da RTI; Dra. Hannah Frawley; Dra. Bridgette Kelleher; a Dra. Raíne Borba, coordenadora Terapêutica do Projeto Semear, André Cavalcanti, coordenador Administrativo do Projeto Semear, Andrieli Mousinho, Assistente Administrativo, Cláudia Marques, Psicóloga e Terapeuta, as Fisioterapeutas e Terapeutas do RTI, Jaqueline Severo e Paula Lima.

 

Também estiveram presentes integrantes do efetivo da FAV, além de colaboradores da FAV e do CER IV: Igor Outtes, gerente administrativo do CER IV; Pollyanna Carvalho, coordenadora terapêutica geral; Wagner Santos, coordenador do setor Físico; Luciana Santos, coordenadora do setor Visual; Mônica Miranda, coordenadora do setor Auditivo; Mila Veras, coordenadora do PRONAS; Lucyjane Lobo, responsável pelo projeto Além do Olhar; Girleide Santos, enfermeira do CER IV; Eliza Sodré, da Hotelaria; Phelipe Cavalcante Belo, Cristiana Dias e Weriston Rodrigues, do setor de Comunicação; Robson Silva, de TI; Emerson Simões e Jorge Silva, da Manutenção; e os motoristas Luciano Albuquerque e André Silva.

 


O momento  emocionante foi a "Formatura" das crianças. Os "Mestres do Saber" foram chamados nominalmente para receber seus diplomas, um reconhecimento simbólico de sua jornada de aprendizado e desenvolvimento. A entrega dos certificados foi conduzida pela liderança da FAV, pesquisadores do RTI Internacional e coordenadores terapêuticos do Projeto Semear. 


ree

 

A Dra. Camila Ventura, destacou a importância do nome escolhido para o evento, uma sugestão de uma das mães participantes. A pesquisa do projeto se concentra em compreender o neurodesenvolvimento e as consequências do Zika Vírus nas crianças e em seus familiares. “Comemorar a primeira década de vida com o tema Mestres do Saber, que foi a ideia inclusive de uma mãe, é muito lindo, porque traz o aprendizado do que nós vivemos durante 10 anos juntos, cada um numa troca mútua,” afirmou.

 

O papel fundamental das mães foi honrado com uma dinâmica de descontração pela equipe de terapeutas do Projeto Semear, seguida por uma homenagem especial no período da tarde. O "Conselho de Mães", representado por Silvaneide e Vanessa, recebeu um tributo da Dra. Camila Ventura, Dra. Raíne Borba e André Cavalcanti. Este reconhecimento ressaltou a  jornada dessas mulheres, que são cuidadoras incansáveis na luta por direitos e qualidade de vida para seus filhos. 

 

ree

Além dos momentos formais, a programação incluiu atividades lúdicas e de integração, como a contação de histórias com Mariana Bígio, que trouxe leveza e magia para o público. O almoço proporcionou um intervalo de confraternização, seguido por sorteios de brindes doados pelos parceiros. Também ocorreu a "Hora do Parabéns" coletivo, onde todos celebraram os 10 anos de vida das crianças, transformando o evento em uma grande festa de aniversário. A celebração foi encerrada um momento de união com a canção "Bondade de Deus".

 

A ideia da festa de formatura nasceu de Inabela Souza, mãe de Graziela Vitória, que acompanha o projeto desde o primeiro mês de vida de sua filha. Ela ressaltou o significado profundo do marco de uma década de vida. “Foi uma imensa alegria ter voltado para o projeto que acolhe as nossas crianças tão bem. Hoje foi o dia mais especial, porque são 10 anos nessa luta da criança com microcefalia. E a ideia de fazer a formatura foi minha, dos meninos pegarem o diploma, usarem o chapeuzinho. É como se fosse uma formatura,” contou Inabela.

 


Ela ainda destacou o papel de aprendizado contínuo dentro do Semear. “A gente vai aprendendo com eles, com os terapeutas e os nossos filhos nos ensinam todos os dias também. Então, para a gente estar aqui, teve que ter uma superação muito grande. Teve uma luta, né? Um processo tão grande para estar aqui,” relatou emocionada.

 

O apoio da FAV e do projeto foi fundamental para famílias como a de Fátima, avó de Pedro Miguel. Seu neto teve a SCZ diagnosticada apenas após o parto, exigindo uma longa busca por assistência. “Miguel nasceu com a Síndrome Congênita da Zika Vírus. Foi difícil no início aceitar porque estava tudo normal. A gente só veio descobrir quando ele nasceu. É na Fundação Altino Ventura que eu sinto o apoio às terapias do meu neto, os profissionais são muito bons,” contou Fátima.

 


A celebração só foi possível graças ao apoio de uma ampla rede de parceiros, incluindo o anfitrião Caxangá Golf & Country Club e diversas empresas e instituições: Muglovers, Pizzaria Atlântico, Deputado Federal Ossesio Silva, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Evangélica Congregacional de Torrões, CEASA, Luana França Confeitaria, Lis Perfumaria, Se Amostre Ateliê, Studio Michelle Xavier, Págil Distribuidora, MN Vitória Recreação, Pommevita, Petit Mercado Infantil, Mari Bigio, Purdue University, Mimari Brincar e Festejar, Verônica Locações e Meneses & Andrade Decorações LTDA. Todos contribuíram para tornar o evento um verdadeiro exemplo de solidariedade.



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Cristiana Dias

Diagramação: Ana Clara

bottom of page