FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA RECEBE EQUIPE DA HÜNING CLÍNICA DO OLHAR (RS)
- arquivosfav
- há 2 horas
- 3 min de leitura
> Visita teve como intuito conhecer o funcionamento da FAV, com ênfase nas áreas de reabilitação visual, ensino e gestão em saúde

A Fundação Altino Ventura (FAV) recebeu, nos dias 19 e 20 de janeiro, a visita institucional da equipe da Hüning Clínica do Olhar, centro oftalmológico de referência sediado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A comitiva foi formada pelo diretor da instituição, Dr. Gustavo Hüning; pelo sócio, Dr. Arthur Hüning; e pelo administrador, Dr. Thiago Kader. Os visitantes foram recepcionados pelo presidente do Conselho Curador da FAV, Dr. Marcelo Ventura; pela presidente do Conselho Diretor, Dra. Liana Ventura; e pelo diretor de Operações da Fundação, Dr. Rogerio Freitas.

A agenda teve como escopo conhecer o funcionamento da Fundação, com ênfase nas áreas de reabilitação visual, ensino e gestão em saúde. O roteiro incluiu passagem pelos pavimentos do Edifício Marcelo Ventura, à estrutura do Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos” (CER IV), aos diversos polos de atendimento da instituição e ao bloco cirúrgico do Complexo Hospitalar da FAV, apontado como um dos principais diferenciais da entidade.
Reconhecido por palestras e premiações em congressos nacionais e internacionais, o Dr. Gustavo Hüning ministrou uma aula ao corpo clínico da FAV durante a tradicional reunião clínica das terças-feiras. O tema “Complicações cirúrgicas: parar ou seguir” foi direcionado a residentes e fellows, com foco no manejo técnico e emocional em situações críticas. “Quando falamos de ensino, é fundamental entender que o controle emocional é o último estágio de um grande cirurgião. Muitas vezes, mais é menos. Em outras, mesmo sem saber exatamente o que fazer, é preciso tomar uma decisão, sempre em ambiente controlado e com um preceptor ao lado”, afirmou.
Impressionado com a dimensão e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Fundação, Dr. Gustavo Hüning destacou o impacto social e a escala da Instituição. “Vimos aqui algo muito acima da expectativa. Entrega-se saúde pública com nível premium, algo que talvez nem os melhores países do mundo consigam fazer nessa escala. A estrutura, a formação, o acolhimento, o cuidado com os pacientes e o ambiente mostram um trabalho excepcional. Os pacientes chegam felizes e saem ainda mais”, ressaltou, parabenizando as famílias fundadoras, Ventura e Cavalcanti, e desejando longevidade à instituição.
Para o Dr. Arthur Hüning, a visita teve caráter essencialmente formativo. “Viemos para aprender. As boas ideias são boas em qualquer lugar, e aqui encontramos muitas delas. Saímos cheios de energia e com vontade de aplicar o que vimos. Pernambuco pode se orgulhar de ter uma instituição de primeiríssima linha, em vanguarda científica, tecnológica e humana”, afirmou. Segundo ele, a FAV é um exemplo a ser espelhado nos âmbitos humano, acadêmico e empresarial. “Não é vergonha nenhuma imitar quem está vencendo, e aqui se vence em muitos formatos”, completou.
O administrador Dr. Thiago Kader também destacou o impacto da visita. “Encontramos algo espetacular. O cuidado, o zelo, a motivação dos voluntários, a infraestrutura e o número de atendimentos impressionam. O papel social da FAV é de extrema relevância para Pernambuco. A transformação que esse trabalho gera na vida das pessoas é imensurável. Principalmente, a reabilitação visual para populações em situação de vulnerabilidade. É um trabalho que merece nossos parabéns. Viemos do Rio Grande do Sul para conhecer, certamente vamos levar muitos dos exemplos de vocês para a nossa região”, afirmou.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotos: Vitória Batista e Cristiana Dias
Diagramação: Ana Clara


























