top of page

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA LANÇA PROJETO V.E.R EM SERRA TALHADA

  • arquivosfav
  • 8 de out.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 15 de out.

>  O Projeto Visão em Rede promove inovação e cuidado integral à saúde ocular por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE)


Da esquerda para direita: Israel Silveira, gerente regional de Educação do Estado; Edmar Júnior, secretário de Educação; Manoel Enfermeiro, presidente da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada; Dr. Marcelo Ventura Filho, vice-presidente da FAV e coordenador médico do projeto; Dra. Liana Ventura, presidente da Fundação Altino Ventura e coordenadora geral do Projeto V.E.R; Dr. Marcelo Ventura, presidente do Conselho Curador da FAV; Karla Milena, gerente regional de Saúde da XI GERES; Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada; Lisbeth Rosa, secretária Municipal de Saúde e Maria Joana Alves, Secretária de Planejamento.
Da esquerda para direita: Israel Silveira, gerente regional de Educação do Estado; Edmar Júnior, secretário de Educação; Manoel Enfermeiro, presidente da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada; Dr. Marcelo Ventura Filho, vice-presidente da FAV e coordenador médico do projeto; Dra. Liana Ventura, presidente da Fundação Altino Ventura e coordenadora geral do Projeto V.E.R; Dr. Marcelo Ventura, presidente do Conselho Curador da FAV; Karla Milena, gerente regional de Saúde da XI GERES; Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada; Lisbeth Rosa, secretária Municipal de Saúde e Maria Joana Alves, Secretária de Planejamento.

Em uma iniciativa que promete redefinir o acesso à saúde ocular no Brasil, a Fundação Altino Ventura (FAV) lançou, o Projeto V.E.R. (Visão Em Rede), em Serra Talhada, no sertão pernambucano. O Projeto V.E.R, realizado pela Fundação Altino Ventura (FAV), faz parte do Programa Juntos pela Saúde, uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com gestão do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), e parceria da Umane.

 

O lançamento ocorreu em 6 de outubro, no auditório do SENAC local, e reuniu autoridades estaduais e municipais, além de representantes das esferas de saúde e educação. A iniciativa visa superar barreiras geográficas e sociais, beneficiando inicialmente 13.300 alunos e professores de 64 escolas municipais. A meta é democratizar o atendimento, promover qualidade de vida e fomentar o desenvolvimento educacional, consolidando uma rede integrada de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

 

ree

A solenidade contou com a presença de Karla Milena, gerente regional de Saúde da XI GERES, representando a Governadora do Estado de Pernambuco; Márcia Conrado, Prefeita de Serra Talhada; Dr. Marcelo Ventura, Presidente do Conselho Curador da FAV; Dra. Liana Ventura, Presidente da Fundação Altino Ventura e coordenadora geral do Projeto V.E.R; Dr. Marcelo Ventura Filho, Vice-presidente da FAV e coordenador médico do projeto; Dr. Rogerio Freitas, diretor de Operações da Fundação; Manoel Enfermeiro, presidente da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada; Israel Silveira, gerente regional de Educação do Estado; Lisbeth Rosa, Secretária Municipal de Saúde; Edmar Júnior, Secretário de Educação; Maria Joana Alves, Secretária de Planejamento e toda a equipe envolvida na iniciativa.

 


Homenagens foram prestadas à Dra. Liana Ventura e à Prefeita Márcia Conrado. Também foram homenageados o Dr. Marcelo Ventura e Dr. Marcelo Ventura Filho, por suas contribuições à oftalmologia. O presbítero José Araújo da IEADPE filial em Serra Talhada consagrou o projeto e proferiu as bênçãos para todos os envolvidos.

 

Durante o evento, a experiência na “Casa dos Sentidos”, uma instalação sensorial do Projeto V.E.R, permitiu aos presentes experimentarem, ainda que brevemente, os desafios enfrentados por pessoas com baixa visão. A proposta proporcionou  aos convidados a vivência das dificuldades enfrentadas por pessoas com baixa visão, promovendo uma reflexão sobre empatia, inclusão e atenção para a saúde ocular e para a inclusão dessas pessoas na sociedade.

 


A cultura local também foi protagonista, o grupo de dança da Escola Cônego Torres apresentou uma coreografia do ritmo indígena "Caboclinho", conectando tradição, educação e inclusão. Os estudantes também surpreenderam o público com a declamação de um cordel autoral em homenagem ao V.E.R. A solenidade também contou com a exibição do vídeo institucional do Projeto.

 

ree

“A iniciativa da FAV em promover esta acão de saúde ocular é de grande relevância para a educação e a saúde do nosso município. Como representante da 11ª Gerência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, expressamos nossa satisfação em apoiar esse projeto e fortalecer essa importante parceria”, destacou Karla Milena, gerente regional de Saúde da XI GERES.

 

A prefeita Márcia Conrado enfatizou o orgulho do município na implantação do projeto. “Serra Talhada se sente honrada por ser pioneira nessa iniciativa transformadora, que ampliará a saúde e a educação local, posicionando o município como referência para outras regiões", disse.

 

ree

A Prof. Dra. Liana Ventura, destacou os benefícios do Projeto e agradeceu aos envolvidos. "O V.E.R cria uma jornada digital completa para o usuário do SUS, do mapeamento visual à emissão de uma carteirinha personalizada. Agradecemos às instituições parceiras por tornarem possível este modelo que almejamos expandir nacionalmente, contribuindo também para a formação de novos profissionais da saúde ocular", congratulou a coordenadora geral do Projeto.

 

O Prof. Dr. Marcelo Ventura ressaltou o compromisso histórico da FAV com a dignidade proporcionada pela visão. “Este projeto eleva nosso propósito, utilizando a tecnologia como instrumento para ampliar o alcance e a qualidade do cuidado. Cada diagnóstico precoce e cada aluno beneficiado confirmam que trilhamos o caminho da justiça social e inclusão", pontuou.

 

Guilherme Sylos, diretor do IDIS, enfatizou a relevância da articulação entre saúde e educação no projeto. “O V.E.R. aportará um legado significativo para a saúde pública brasileira, sobretudo pela implementação da carteirinha de saúde ocular e a integração com a rede educacional, elementos essenciais para a formulação de políticas públicas nacionais', complementou.

 

A secretária de Saúde, Lisbeth Rosa, enalteceu a integralidade da iniciativa. "O projeto tece uma rede de cuidado completa, desde o diagnóstico até a solução, acompanhando o paciente em cada passo", comentou. Já o secretário de Educação, Edmar Júnior, afirmou que como educador, testemunha diariamente o impacto que a dificuldade de enxergar tem nas aulas. "Esta iniciativa contribui para a melhoria do aprendizado dos nossos estudantes”, externou.

 

ree

O Projeto V.E.R não apenas representa um avanço técnico na saúde ocular, mas também um passo significativo rumo à inclusão social e ao reconhecimento da dignidade humana através do olhar. Com o compromisso de transformar vidas e promover saúde de forma inovadora e sensível, o V.E.R inicia sua jornada em Serra Talhada, com a expectativa de impactar positivamente milhares de pessoas neste projeto revolucionário.




EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Ana Clara

Diagramação: Ana Clara

bottom of page