FAV RECEBE PALESTRA DO DR. ANDRÉ GOMES SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS DE DOENÇAS MACULARES
- arquivosfav
- 5 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
> O encontro reuniu o corpo clínico da instituição, entre residentes, fellows e pesquisadores, em um espaço de atualização científica

Nos dias 3 e 4 de novembro, a Fundação Altino Ventura (FAV) recebeu a visita do médico oftalmologista Dr. André Gomes, chefe do Departamento de Oftalmologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP. A vinda do especialista à instituição pernambucana foi marcada por uma visita às instalações da FAV e a ministração de uma aula especial destinada aos médicos oftalmologistas da casa.
Durante o primeiro dia, Dr. Gomes foi recepcionado pelos presidentes da Fundação, Dra. Liana Ventura e Dr. Marcelo Ventura Filho, além das oftalmologistas Dra. Bruna Ventura, coordenadora de Ensino, e Dra. Camila Ventura, coordenadora do Departamento de Investigação Científica. Os anfitriões acompanharam o visitante em um tour pelas unidades da instituição, no Edifício Marcelo Ventura e o Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos” (CER IV).

No segundo dia, o médico ministrou a aula “Macular Hole from AI to Real Life: What a Disease Can Teach Us?”, um tema de relevância científica, no qual abordou as inovações e aprendizados que a inteligência artificial tem proporcionado ao diagnóstico e tratamento de doenças oculares. O encontro reuniu residentes, fellows e pesquisadores, em um espaço de atualização científica.
Impressionado com a estrutura e o propósito institucional, Dr. Gomes expressou admiração pelo trabalho desenvolvido pela FAV. “Minha presença aqui foi transformadora, não apenas profissionalmente, mas pessoalmente. Vi uma instituição sensacional, extremamente bem organizada, cuidando dos pacientes com alma. Já rodei os quatro cantos do mundo e nunca vi nada parecido”, destacou o especialista.
Ele também ressaltou o impacto social da atuação da Fundação e a importância de fortalecer iniciativas que aproximem a medicina de qualidade da população mais carente. “O SUS é motivo de orgulho para o Brasil, e visitar uma instituição como a FAV nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Espero que esse modelo seja replicado em todo o país, pois é motivo de inspiração e orgulho”, afirmou.
O Dr. Gomes ainda reforçou o papel exemplar da Fundação Altino Ventura no cenário da saúde e da inclusão. “A FAV serve de modelo e deve inspirar não apenas o serviço público, mas também o privado. Que esse exemplo se multiplique no Brasil e mundo afora. Parabéns, a todos os profissionais e voluntários da instituição”, concluiu.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotos: Cristiana Dias
Diagramação: Ana Clara


















































