top of page

FAV PARTICIPA DO CNNO 2025

  • arquivosfav
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura

> Parte da equipe da FAV atuou como coordenadores e discutidores em diversas sessões na programação do 31° Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia

Comprometida com a inovação, a busca pelo conhecimento e o incentivo à pesquisa, uma comitiva de Médicos Oftalmologistas da Fundação Altino Ventura (FAV) marcou presença no 31º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia (CNNO 2025). Realizado entre os dias 20 e 22 de março, em Aracaju, o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater os avanços e desafios da oftalmologia.

 

Além das palestras e discussões científicas, o congresso promoveu a iniciativa “Visão Solidária”, oferecendo atendimento oftalmológico gratuito a cerca de 300 crianças em situação de vulnerabilidade social. As consultas incluíram exames completos e a entrega de óculos para correção visual. A ação foi fruto da parceria entre a Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO), a Sociedade Sergipana de Oftalmologia (SSO) e outras entidades.

 

A participação da FAV foi expressiva em vários momentos na programação do evento. O Presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura foi coodenador da sessão de catarata juntamente com a Dra. Bruna Ventura que por sua vez, palestrou sobre “Endoftalmite: como diminuir o risco?”. A Dra. Liana Ventura coordenou a sessão Oftalmopediatria 2 e apresentou temas como: “Pérolas no tratamento do estrabismo na Síndrome de Moebius” e a “Importância da abordagem multidisciplinar na oftalmopediatria”.

 

A Dra. Bruna Borba coordenou a sessão de Estrabismo e Refração, e abordou os desafios do tema. Já a Dra. Camila Moraes palestrou o assunto: “Explorando os recursos pré-operatórios na cirurgia refrativa” e o Dr. Carlos Ximenes abordou sobre o “Espasmo acomodativo” e apresentou o tema: “Uso de topógrafos não convencionais na avaliação dos desfechos cirúrgicos de pacientes submetidos a trans-PRK no SUS”.

 

A Dra. Bruna Ventura compartilhou como foi a experiência desta edição. “O CNNO 2025 trouxe inovações inéditas para o evento. Pela primeira vez, as palestras silenciosas permitiram que os participantes escolhessem pôr fones de ouvido, entre diferentes auditórios no mesmo espaço, uma novidade muito elogiada. Além da já consolidada Refrativa Day, o evento também contou com o Ceratocone Day, com foco exclusivo no diagnóstico e tratamento da doença. Mais uma vez, o congresso se firmou como referência científica e espaço de troca. Destaque também para a forte participação de ex-alunos da FAV, presentes como congressistas e palestrantes. Com mais de 700 médicos formados pela instituição, o evento se torna também, um momento especial de reencontros e celebração de trajetórias”, comentou.

 

Além disso, os doutores Marcelo Ventura, Bruna Ventura, Bruna Borba, Liana Ventura, Camila Moraes, Kayo Espósito e Edson Nakahara participaram como coordenadores e discutidores em diversas sessões ao longo do evento. A presença ativa da equipe da FAV reforça o compromisso da Instituição com a qualificação profissional e o aprimoramento das práticas oftalmológicas. Ao final do congresso, a SNNO confirmou que a próxima edição do CNNO será realizada em Fortaleza, no Ceará, em 2026. A FAV segue fortalecendo sua atuação científica e social, consolidando sua contribuição para o avanço da oftalmologia no Brasil.


EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Ágatha Cavalcanti

Colaboração: Weriston Rodrigues

Fotografia: Divulgação

Diagramação: Ana Silva


bottom of page