top of page

FAV MARCA 39 ANOS DE LEGADO E INICIA CELEBRAÇÃO DO JUBILEU DE RUBI

  • arquivosfav
  • 15 de out.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 23 de out.

> Em solenidade marcada por gratidão e homenagens, a festa marcou o início das comemorações oficiais dos 40 anos da instituição, o Jubileu de Rubi


ree

Em uma tarde de celebração e gratidão, a Fundação Altino Ventura (FAV) celebrou seus 39 anos de existência, abrindo as comemorações oficiais de seu Jubileu de Rubi, que culminará nos 40 anos da instituição em 2026. A solenidade, realizada na sede da FAV, na Iputinga, em Recife, reuniu colaboradores, autoridades e convidados especiais para um evento que mesclou emoção, memória e o reconhecimento de uma trajetória dedicada à saúde, ao ensino e à pesquisa científica.

 

ree

Desde sua fundação, a Altino Ventura tem sido um pilar de transformação, impactando milhares de vidas. O professor doutor Marcelo Ventura, presidente do Conselho Diretor da instituição, expressou a magnitude desse percurso. “Hoje comemoramos 39 anos da Fundação Altino Ventura. Quando olhamos o caminho que já andamos, quantas felicidades, quantos pacientes nós temos ajudado? Estamos rumo aos 40. Tudo valeu a pena. Muito esforço, trabalho, muitas mãos ajudando. Somos gratos a todas as pessoas que têm nos ajudado a chegar onde nós chegamos. Uma referência nacional e internacional; patrimônio do Estado de Pernambuco! A FAV faz parte de um contexto do qual, na minha vida, eu sou muito feliz em poder comemorar”, afirmou.

 


A cerimônia de Ação de Graças teve sua abertura conduzida pela irmã Judite Alves, coordenadora dos Círculos de Oração da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) e fundadora do Projeto Samuel, iniciativa que ampara mais de 3 mil crianças em situação de vulnerabilidade. A programação incluiu apresentações musicais do Grupo Shamah (IEADPE), da terapeuta do CER IV, Ketyanne Barros e do grupo da Fundação, Gaivotas Douradas, composto por colaboradores.

 

Dentre os presentes, estavam também figuras centrais na história da FAV, uma família dedicada à visão e à reabilitação, como a presidente, professora doutora Liana Ventura; o doutor Marcelo Ventura Filho, vice-presidente da Fundação; e as professoras doutoras Bruna e Camila Ventura, coordenadoras dos departamentos de Ensino e Pesquisa, respectivamente. A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti; Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife; e o diretor de Operações da FAV, Dr. Rogerio Freitas, também marcaram presença no evento. Após a saudação às autoridades, um vídeo comemorativo revisitou os 39 anos da Fundação, projetando o futuro em direção ao Jubileu de Rubi. A mensagem bíblica de gratidão foi ministrada pelo pastor Eraldo Clementino, da IEADPE.

 


A professora doutora Liana Ventura oficializou o início das celebrações do Jubileu. “A partir de hoje, lançamos oficialmente todas as atividades comemorativas do Jubileu de Rubi da Fundação Altino Ventura. Os 40 anos de existência, atuando em ensino, pesquisa e ação social em oftalmologia e reabilitação de pessoas com deficiências. Parabenizamos a todos que fizeram, fazem e farão parte dessa grande história”, externou.

 

ree

A secretária de Saúde de Pernambuco, doutora Zilda Cavalcanti, ressaltou a relevância da FAV para o estado, destacando sua atuação em diversas regiões. “A FAV tem um trabalho gigante não somente na assistência, mas também na formação de profissionais de saúde, na área da oftalmologia, na reabilitação, no tratamento às pessoas neurodivergentes e no cuidado com as famílias. Que possamos seguir no próximo ano comemorando os 40 anos servindo à população do Estado de Pernambuco, como tem feito até agora”, disse.

 

O Dr. Marcelo Ventura Filho, vice-presidente da FAV, compartilhou a satisfação em celebrar este marco. “Essa instituição trouxe um impacto enorme em quase quatro décadas aqui no Estado de Pernambuco, levando saúde ocular para aqueles que mais precisam. E é um prazer, compor aqui, tanto a equipe de gestão da Fundação, quanto poder participar ativamente no atendimento médico. Satisfação enorme de estar nessa instituição há muitos anos e poder contribuir com o povo pernambucano”, expressou.

 

ree

O Dr. Rogério Freitas, diretor de Operações da FAV, enfatizou o alcance do trabalho da Fundação. “É como eu costumo dizer: a FAV é um orgulho para todos nós. A partir de hoje, estaremos realizando um evento mensalmente para comemorar esses 40 anos, até outubro de 2026. De forma que, todos os meses, teremos um evento comemorativo do nosso Jubileu de Rubi. Contamos com a presença da população, da sociedade, dos nossos colaboradores, especificamente com todos que fazem parte dessa história, porque eu também faço parte”, complementou.

 

A irmã Judite Alves também celebrou a parceria de mais de duas décadas entre a Fundação Altino Ventura e a Fundação AIO de Educação, instituída pela IEADPE. “Parabéns aos queridos Drs. Marcelo e Liana Ventura e a toda equipe da FAV. Deus tem abençoado vocês, e que a mão grande de Deus siga sobre a vossa vida. Estamos juntos rumo ao Jubileu de Rubi. Parabéns e meu abraço”, proferiu.

 

A Dra. Bruna Ventura, coordenadora do Departamento de Ensino, destacou a formação de mais de 700 oftalmologistas que atuam em diversas partes do Brasil e do mundo. “É uma alegria participar dos 39 anos da Fundação Altino Ventura e como representante da Coordenação de Ensino da FAV. Que venham ainda mais anos ensinando, multiplicando e trazendo ainda mais oftalmologia de ponta para toda a população que nos confiar a sua visão”, discorreu.

 

ree

A Dra. Camila Ventura, coordenadora do Departamento de Investigação Científica, celebrou os 27 anos de pesquisa de ponta que o departamento tem trazido para o Brasil e o exterior. “O departamento segue crescendo, se desenvolvendo, inovando e trazendo pesquisa de ponta para o Brasil e para o exterior. Nós nos orgulhamos de fazer parte dessa história e seguimos rumo ao Jubileu de Rubi da Fundação Altino Ventura”, disse.

 


O evento foi encerrado com uma homenagem a Georgina Gonçalves e Rosemeri Medeiros, colaboradoras com 30 anos de dedicação à Fundação, e um vibrante “Nós fazemos parte dessa história!”, em vídeo exibido pelos setores e filiais da instituição, selando o início de um ano de celebrações e projetos especiais rumo aos 40 anos da Fundação Altino Ventura, Jubileu de Rubi da FAV.



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Vitória Batista

Diagramação: Ana Clara

bottom of page