top of page

FAV CELEBRA FORMAÇÃO DE NOVOS OFTALMOLOGISTAS

Um momento ímpar para os formandos e Instituição, que coroa uma turma com 100% de aprovação na prova do Conselho Brasileiro de Oftalmologia



Na tarde da quarta-feira, 28 de fevereiro, o auditório da Fundação Altino Ventura - FAV foi cenário de uma emocionante cerimônia de formatura. Por meio do Departamento de Ensino FAV, a Fundação celebrou a conclusão do curso de Especialização e Residência Médica em Oftalmologia e Fellow em Oculoplástica. A formatura representa uma conquista pessoal de cada formando, mas principalmente, um passo importante na contínua busca por excelência em prol dos cuidados da saúde ocular oferecidos pela Fundação. Ao todo, 15 profissionais conquistaram novos títulos, após uma jornada de experiências, treinos e conhecimentos.



Durante o evento, o Presidente e Sócio Fundador da FAV, Dr. Marcelo Ventura, destacou a importância da empatia, além do conhecimento teórico e prático na atuação da profissão. “Nosso programa de Residência Médica e Especialização educa e cuida. E isto representa com exatidão a missão da FAV, que é fortalecer o ensino e a pesquisa”, enfatizou.


Em meio a uma atmosfera de orgulho compartilhada por familiares e amigos, os residentes e especializandos da turma 2024 - Dra. Cecília Remígio, foram oficialmente titulados como Médicos Oftalmologistas, selando assim mais uma etapa de aprendizagem na Fundação, e aos os Fellows, outorgado a especialidade em Oculoplástica. A mesa de honra do evento foi composta pela Presidente do Conselho Curador, Dra. Liana Ventura, por Dra. Elani Cavalcanti, membro do Conselho Curador, a Dra. Bruna Ventura, Coordenadora do Curso de Especialização do Ensino, Dra. Cecília Remígio, Médica Staff do Dep. de Plástica Ocular e da paraninfa dos formandos 2024 e Dra. Michelle Gantois, Médica Staff do Dep. de Retina Cirúrgica.



“A Fundação, tem como um dos pilares o ensino, visando multiplicação. Sempre vamos evoluir para que a oftalmologia de qualidade chegue a cada vez mais pessoas”, externou Dra. Bruna Ventura. “Aqueles que se formaram aqui na Fundação puderam pegar um pouco da nossa essência, da essência faviana, e também deixar um pouco da história deles. Esta em especial, é uma turma que veio brindar o 100% de aprovação a prova do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que é muito difícil. Fazia alguns anos que não conseguíamos 100% de aprovação da turma, requer muita dedicação deles de forma específica, além da dedicação da coordenação de ensino”, pontuou.


Também participaram da solenidade, os integrantes da Coordenação de Ensino da FAV, Dr. Bernardo Cavalcanti, Coordenador do curso de Residência Médica, Dra. Jullyanna Godoy, mentora do curso de Especialização, Dra. Camila Moraes, Supervisora de Residência Médica; Dra. Camila Ventura, Coordenadora do Dep. Investigação Científica e Vice-Coordenadora do curso de Doutora do Interinstitucional - Dinter, em Oftalmologia e Ciências Visuais. Como também, os Membros da Diretoria Executiva, o CEO, Dr. Heber Coutinho, Dr. Edson Nakahara, Diretor Médico Administrativo e o Dr. Kaio Espósito, vice-Diretor Médico Administrativo.


Para o Dr. Bernardo Cavalcanti, toda formatura reflete um dos princípios da FAV, que é fornecer educação de qualidade para a formação de novos médicos de excelência. “A gente consegue observar, por essa turma que está concluindo agora, uma formação realmente exemplar. Tendo treinado de uma maneira adequada durante três anos, com muita capacidade técnica e crítica de poder fazer o diagnóstico correto dos seus pacientes. É gratificante fazer parte da Coordenação de Ensino, e em breve, já teremos novas turmas se formando aqui também”, relatou .



Na ocasião, foi entregue um certificado para o aluno laureado da turma, Dr. Gabriel Pinheiro, que recebeu das mãos do Presidente da Instituição o título. “Fico muito feliz em participar desta cerimônia promovida pela Instituição que me acolheu com muito carinho. Este prêmio significa um reconhecimento de muito esforço. Acho que a turma não é feita só de um vitorioso, somos todos vitoriosos e todos nós nos dedicamos todo o tempo; manhã, tarde e noite. Essa vitória não é só minha, é da minha turma como um todo e da minha família também. Agradeço a todos que colaboraram para esse sucesso”, dissertou.



A turma 2024 leva o nome da professora, Dra. Maria Cecília. Homenagem idealizada pelo Dr. Marcelo Ventura para valorizar e honrar docentes e professores que se dedicam aqui na multiplicação do conhecimento e no treinamento de novos médicos. “Represento aqui os professores que são responsáveis pela formação desses alunos. Acredito que a carreira do docente é pouco reconhecida no Brasil. Estamos dentro de uma Instituição em que o reconhecimento e a dedicação aos alunos é fora do padrão. Entrei na FAV em 2002, então, são 22 anos que estou aqui. Desde 2005, estou como preceptora. Para mim é um privilégio ter esse reconhecimento numa Organização tão importante com 37 anos de história”, agradeceu a Médica Staff.




Com a nova turma, a Fundação segue focada em promover um ensino de qualidade direcionado à excelência no cuidado aos nossos pacientes que são usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. O aprendizado é um dos valores da Instituição, visando oferecer aos médicos uma formação pautada no encontro de conhecimentos teóricos e práticos e os serviços prestados à população. O Departamento de Ensino da FAV segue investindo em proporcionar cada vez mais uma formação de qualidade e de ponta e parabeniza todos os formandos pelo crescimento intelectual e deseja sucesso em suas futuras jornadas profissionais.


Confira as fotos:



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotografia: Cristiana Dias

Colaboração: Ismael Santos

Comments


bottom of page