top of page

FAV É DESTAQUE NA 69ª EDIÇÃO DO CBO

  • arquivosfav
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 13 horas

> A Fundação Altino Ventura esteve presente, através dos seus médicos, nas apresentações científicas, competições e por meio de um estande institucional


ree

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, entre os dias 27 e 30 de agosto, tornou-se o ponto de encontro da oftalmologia brasileira com a realização da 69ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Expotrade Convention Center. Presidentes da Fundação Altino Ventura (FAV), coordenadores, médicos e residentes da instituição mais uma vez marcaram presença no evento e participaram ativamente da programação. Além disso, a Fundação esteve representada em um estande no evento.

 

O evento, considerado o maior congresso oftalmológico da América Latina, reuniu diferentes gerações de especialistas em torno de temas clínicos e cirúrgicos, avanços tecnológicos, debates e conexão com os principais nomes do setor. Ele reflete a força de uma especialidade em constante transformação, sem deixar de lado o legado de décadas de tradição.

 

ree

A grade científica contou com palestras, simpósios, cursos e trabalhos científicos que abordaram as mais recentes inovações tecnológicas e os desafios que ainda permeiam o campo da oftalmologia. Profissionais renomados, tanto do Brasil quanto do exterior, dividiram suas experiências e discutiram as tendências que estão moldando o futuro da prática oftalmológica.

 

A Dra. Liana Ventura, presidente da FAV, participou como palestrante na seção “CBO no Cotidiano”, que trata de questões práticas e dilemas enfrentados diariamente pelos profissionais de oftalmologia em diferentes áreas de atuação. Em sua apresentação, abordou o acompanhamento a longo prazo das alterações causadas pelo vírus Zika e levantou uma reflexão: "Devemos nos preocupar com a próxima pandemia?”

 

O Dr. Marcelo Ventura Filho, vice-presidente da FAV, participou da programação científica do congresso como apresentador em duas atividades. Na grade científica, abordou o tema “Pesadelos nas Cirurgias de Retina: Perfluorocarbono Sub-retiniano Intraoperatório”. Já no WetLab, contribuiu com ensinamentos práticos sobre Vitrectomia Anterior.

 

O coordenador do Curso de Residência Médica em Oftalmologia da FAV, Dr. Bernardo Cavalcanti, participou das discussões em plenária sobre Córnea e Doenças Externas, com foco no tema: “Otimizando a Superfície Ocular: Novas Abordagens Terapêuticas na Prática”. Em sua contribuição, falou sobre a relação entre doenças sistêmicas e a superfície ocular, além de explorar diferentes estratégias na cirurgia refrativa. “O CBO 2025 foi uma experiência enriquecedora. Volto inspirado e motivado a transformar cada conhecimento adquirido em avanços reais para a oftalmologia e para nossos pacientes”, disse.

 

ree

A coordenadora do Curso de Especialização em Oftalmologia da FAV, Dra. Bruna Ventura, compartilhou sua experiência no evento. “Mais um CBO para a história, e este ainda mais especial! A Fundação esteve representada por seus médicos, e tive a honra de contribuir por meio de palestras, coordenação de sessões e discussões clínicas. Abordei temas como o perfil ideal de pacientes para lentes que visam reduzir a dependência de óculos e novas tecnologias de lentes para cirurgia de catarata. Uma honra ter sido convidada pela Comissão Científica do CBO como palestrante”, comentou.

 

A programação contou com a exposição de diversas palestras, simpósios, cursos e trabalhos científicos, com palestrantes nacionais e internacionais, bem como a curadoria dos wetlabs voltada ao conhecimento oftalmológico. A FAV não só esteve nas palestras e seminários, como também se destacou em competições de conhecimento, fortalecendo sua presença como referência na oftalmologia no Brasil.

 

ree

A 10ª Copa InterOftalmo do Conhecimento foi um dos momentos mais esperados do CBO. A competição envolve a resolução de enigmas relacionados à especialidade, em uma disputa que alia aprendizado, trabalho em equipe e estratégia. Nesta disputa eletrizante, a equipe “Gaivotas”, formada pela capitã Dra. Stephanie Regueira, Dr. Fernando Borba e Dra. Taíse Araújo, conquistou o 3º lugar no páreo.

 

ree

Já no desafio individual de simuladores cirúrgicos, o Phaco Olympics, promovido pelo laboratório Cristália, os residentes da FAV se destacaram em todas as categorias por período da residência. Entre os R1, os três primeiros lugares foram conquistados por Dr. Vinicius Silva, Dr. Cleovaldo Ribeiro e Dra. Ingrid Torres. Na modalidade dos R2, o pódio foi dominado pelas Dras. Stephanie Athayde e Taíse Clemente, que ficaram com o 1º e o 2º lugar, respectivamente. Já na categoria dos R3, a Dra. Isabela Albuquerque garantiu o 2º lugar.

 

O evento não foi apenas um marco de atualização científica, mas também um ambiente fértil para a troca de experiências entre diferentes gerações de oftalmologistas. O Congresso reforçou a importância da colaboração e da atualização contínua, essenciais para a evolução das práticas oftalmológicas e para o aprimoramento da saúde ocular no Brasil, além de ter proporcionado uma plataforma para debates qualificados e troca de saberes, conectando médicos de distintas regiões do país e do mundo.



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Divulgação

Diagramação: Ana Clara

bottom of page