DRA. BRUNA VENTURA CONQUISTA TROFÉU DE OURO NA ALACCSA-R 2024

> Misturando rock e oftalmologia, o evento usou da criatividade para difundir o conhecimento oftalmológico

Comprometidos com a inovação e difusão de conhecimento no campo da oftalmologia, a Associação Latino Americana de Cirurgiões de Catarata e Refrativa (ALACCSA-R) promoveu a edição 2024 de seu prestigiado Congresso Internacional. De 14 a 16 de março, médicos oftalmologistas de todo o mundo tiveram a oportunidade de encontrar-se na capital do Chile, Santiago, no Hotel Sheraton Santiago & Convention Center, onde ocorreu o evento.

O simpósio envolveu novos avanços científicos em Catarata, Córnea, Refrativa, Superfície Ocular e Glaucoma. Desta vez, também aconteceram blocos de Retina, Oftalmologia Pediátrica e Cirurgia Plástica. Uma das sessões da assembleia consistiu em mesclar o rock, nos casos desafiadores de cirurgia de catarata e o humor para transmitir dicas cirúrgicas. Ao final, classificaram as melhores performances de apresentação em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Na ocasião, a Dra. Bruna Ventura - em seu segundo ano de participação - foi destaque na competição através de sua operação cirúrgica em uma menina de três anos e meio, com catarata congênita membranosa bilateral. No vídeo, a Dra. Bruna realizou um dos procedimentos considerados mais difíceis no campo oftalmológico: a capsulorrexe. Assim, levou para casa, a estatueta de ouro, trazendo orgulho para a Fundação Altino Ventura (FAV). Além da conquista, ela ainda comemora o fato

de ser a atual Vice-presidente da Associação, lembrando que em 2025 será consagrada Presidenta, e incentivou os alunos a serem ativos nas oportunidades que aparecem.

“Em congressos, sempre aprendo e ensino. A experiência foi muito enriquecedora e o tema rock, bastante original. Achei o troféu muito criativo, que mistura rock com a ponteira que usamos para operar catarata. Essa troca de networking faz com que a cada viagem eu esteja mais preparada para embarcar com meus pacientes em busca

da melhor visão que eles podem ter”, disse.

EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante