top of page

CER IV DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA PROMOVE III CONGRESSO PARA FAMÍLIAS

  • arquivosfav
  • 8 de set.
  • 3 min de leitura

> Evento foi realizado durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e foram promovidas ações de inclusão e acessibilidade


ree

Entre os dias 21 e 28 de agosto, o Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos” (CER IV), da Fundação Altino Ventura (FAV), realizou o III Congresso de Famílias, integrando a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o lema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, o evento teve como foco fortalecer os laços entre famílias, cuidadores e profissionais da saúde, com base na troca de experiências como ferramenta de reabilitação e inclusão.

 

O congresso foi estruturado como uma extensão do processo terapêutico, indo além das consultas e sessões de reabilitação. Ao promover rodas de conversa, oficinas e discussões de caso, o evento permitiu que as famílias compreendessem melhor as patologias dos seus filhos e de outros pacientes, fortalecendo o papel da empatia e do acolhimento. Segundo a coordenadora terapêutica do CER IV, Pollyana Carvalho, famílias mais informadas e empoderadas contribuem significativamente para a evolução dos pacientes.

 


A abertura contou com um reconhecimento aos três pacientes mais assíduos nos últimos dois anos, assim como mães que participam ativamente do processo terapêutico. Em uma ação especial com o SENAC, essas mulheres receberam cuidados de maquiagem e penteado, além de participarem de um ensaio fotográfico. Foi realizado a entrega de um porta-retrato e exibido um vídeo homenageando essas mães.

 

A presidente da FAV, Dra. Liana Ventura, destacou a importância da iniciativa. “Cada parte deste congresso foi feita com carinho, para que as famílias possam obter informações e vivenciar momentos de troca e aprendizado. É para vocês que estamos todos aqui”, afirmou, reforçando o compromisso da instituição com o acolhimento integral de pessoas com deficiência e seus cuidadores.

 

“VER COM OUTROS SENTIDOS”

 

Como continuidade das ações, o CER IV, em parceria com o Departamento de Gente e Gestão (DGG) da instituição, realizou no dia 1 de setembro o projeto “Ver com Outros Sentidos”. O projeto buscou sensibilizar colaboradores e voluntários por meio de experiências imersivas nas rotinas das pessoas com deficiência, promovendo empatia e fortalecendo a cultura da inclusão dentro da própria instituição.

 

ree

Nessa ação, os participantes puderam vivenciar na prática, os desafios e potencialidades enfrentados pelos pacientes todos os dias, eexperimentar o uso de dispositivos como aparelhos auditivos, órteses, cadeiras de rodas, bengalas e óculos simuladores de baixa visão, além de participar de atividades sensoriais orientadas por profissionais da equipe multidisciplinar do CER IV. No total, participaram do III Congresso para as Famílias: 107 colaboradores, 229 famílias, 5 palestrantes externos, 28 palestrantes internos e 5 parceiros doadores. Já nas oficinas imersivas realizadas em 1º de setembro, estiveram presentes 71 colaboradores.

 

Pollyana Carvalho, coordenadora terapêutica do CER IV guiando colaboradora da FAV nas experiências imersivas.
Pollyana Carvalho, coordenadora terapêutica do CER IV guiando colaboradora da FAV nas experiências imersivas.

A coordenadora terapêutica do CER IV, Pollyana Carvalho agradeceu o envolvimento de todos. “Contamos com o apoio de todos os colaboradores do CER IV, desde a equipe de higienização até a diretoria. Também agradecemos aos nossos parceiros e patrocinadores, como a Santa Joana, a Caprichi, a clínica Amanda Rodrigues e a vereadora Acrécia da Saúde. Tivemos a participação do projeto Semear, do presidente da APEC, Paulo Silva, e da Tânia Barros do Conselho Brasileiro de Odontologia (CBO), entre outros. Todos contribuíram para o sucesso da realização deste evento”, celebrou.



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Cristiana Dias

Diagramação: Ana Clara



bottom of page