CER IV DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA PROMOVE III CONGRESSO PARA FAMÍLIAS
- arquivosfav
- 8 de set.
- 3 min de leitura
> Evento foi realizado durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e foram promovidas ações de inclusão e acessibilidade

Entre os dias 21 e 28 de agosto, o Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos” (CER IV), da Fundação Altino Ventura (FAV), realizou o III Congresso de Famílias, integrando a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o lema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, o evento teve como foco fortalecer os laços entre famílias, cuidadores e profissionais da saúde, com base na troca de experiências como ferramenta de reabilitação e inclusão.
O congresso foi estruturado como uma extensão do processo terapêutico, indo além das consultas e sessões de reabilitação. Ao promover rodas de conversa, oficinas e discussões de caso, o evento permitiu que as famílias compreendessem melhor as patologias dos seus filhos e de outros pacientes, fortalecendo o papel da empatia e do acolhimento. Segundo a coordenadora terapêutica do CER IV, Pollyana Carvalho, famílias mais informadas e empoderadas contribuem significativamente para a evolução dos pacientes.
A abertura contou com um reconhecimento aos três pacientes mais assíduos nos últimos dois anos, assim como mães que participam ativamente do processo terapêutico. Em uma ação especial com o SENAC, essas mulheres receberam cuidados de maquiagem e penteado, além de participarem de um ensaio fotográfico. Foi realizado a entrega de um porta-retrato e exibido um vídeo homenageando essas mães.
A presidente da FAV, Dra. Liana Ventura, destacou a importância da iniciativa. “Cada parte deste congresso foi feita com carinho, para que as famílias possam obter informações e vivenciar momentos de troca e aprendizado. É para vocês que estamos todos aqui”, afirmou, reforçando o compromisso da instituição com o acolhimento integral de pessoas com deficiência e seus cuidadores.
“VER COM OUTROS SENTIDOS”
Como continuidade das ações, o CER IV, em parceria com o Departamento de Gente e Gestão (DGG) da instituição, realizou no dia 1 de setembro o projeto “Ver com Outros Sentidos”. O projeto buscou sensibilizar colaboradores e voluntários por meio de experiências imersivas nas rotinas das pessoas com deficiência, promovendo empatia e fortalecendo a cultura da inclusão dentro da própria instituição.

Nessa ação, os participantes puderam vivenciar na prática, os desafios e potencialidades enfrentados pelos pacientes todos os dias, eexperimentar o uso de dispositivos como aparelhos auditivos, órteses, cadeiras de rodas, bengalas e óculos simuladores de baixa visão, além de participar de atividades sensoriais orientadas por profissionais da equipe multidisciplinar do CER IV. No total, participaram do III Congresso para as Famílias: 107 colaboradores, 229 famílias, 5 palestrantes externos, 28 palestrantes internos e 5 parceiros doadores. Já nas oficinas imersivas realizadas em 1º de setembro, estiveram presentes 71 colaboradores.

A coordenadora terapêutica do CER IV, Pollyana Carvalho agradeceu o envolvimento de todos. “Contamos com o apoio de todos os colaboradores do CER IV, desde a equipe de higienização até a diretoria. Também agradecemos aos nossos parceiros e patrocinadores, como a Santa Joana, a Caprichi, a clínica Amanda Rodrigues e a vereadora Acrécia da Saúde. Tivemos a participação do projeto Semear, do presidente da APEC, Paulo Silva, e da Tânia Barros do Conselho Brasileiro de Odontologia (CBO), entre outros. Todos contribuíram para o sucesso da realização deste evento”, celebrou.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotos: Cristiana Dias
Diagramação: Ana Clara


















































