top of page

FAV PROMOVE AÇÃO DE COMBATE À CEGUEIRA EM FERNANDO DE NORONHA

Ação teve como objetivo, realizar diagnósticos especializados e orientar a população para tratamentos necessários, promovendo a saúde visual e prevenindo complicações mais graves


A Fundação Altino Ventura (FAV) por meio do Setor de Projetos Externos, embarcou em mais uma ação no combate de prevenção à cegueira. Desta vez, o itinerário foi no lugar onde a beleza é infinita. Uma terra de belezas encantadoras, onde todo o seu entorno é banhado pelas águas do oceano atlântico: o Arquipélago de Fernando de Noronha. A iniciativa que visa a melhoria da saúde ocular da população local foi uma parceria com a Administração da Ilha, através da Superintendência de Saúde, e ocorreu de 4 a 8 de novembro, no auditório da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos (USF). O objetivo do projeto é descentralizar e ampliar o campo de atuação da Instituição, com uma proposta inovadora em todo o estado de Pernambuco.


Foi neste território emblemático, detentor do título de Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, que a equipe da FAV, composta pelo Médico Oftalmologista, Dr. Carlos Ximenes, o Coordenador de Projetos Externos da Instituição, André Cavalcanti, dos Assistentes Oftálmicos, Eduarda Cavalcanti e Gustavo Sobral, e do Analista de Comunicação, Weriston Rodrigues, beneficiaram mais de 200 pessoas com atendimentos oftalmológicos com a mesma qualidade prestada no Complexo Hospitalar da Fundação no continente.

Os moradores do Arquipélago, com sua receptividade e simpatia, chegavam aos atendimentos com um sorriso no rosto. Os turnos, realizados manhã e tarde, foram marcados pela gratidão da população, que frequentemente enfrenta dificuldades para acessar serviços oftalmológicos. Para muitos, a presença da FAV na Ilha foi considerada uma vitória. Além disso, 116 pacientes foram encaminhados para a sede da Fundação, em Recife, para tratamentos mais detalhados e cirurgias.


Mitsy Medeiros, do apoio da Superintendência de Saúde de Fernando de Noronha, revelou o impacto positivo da iniciativa:

"É com grande satisfação que a Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, agradece a parceria com a Fundação Altino Ventura, que trouxe para nossa comunidade um atendimento de excelência. A ação de prevenção à cegueira foi fundamental, e estamos muito gratos por essa oportunidade de acessibilidade ao cuidado na saúde visual. Agradecemos a todos os envolvidos, em especial ao professor Dr. Marcelo Ventura. A Ilha está vendo melhor. Esperamos que novos projetos como este se concretizem”, comentou.

O Coordenador de Projetos Externos da FAV, André Cavalcanti, também destacou a importância do retorno da Fundação à Ilha na missão da Instituição no combate a cegueira.

"Os atendimentos realizado em Noronha foi o resgate de uma ação antiga, onde a FAV atendeu até o ano de 2006. Projeto que foi abraçado pela Superintendência de Saúde do Arquipélago, bem como por todos os colaboradores e pacientes que procuraram o atendimento. Saímos com a certeza que a semente plantada dará muitos frutos. Parabenizo a todos os envolvidos nesta ação. Agradeço ao Dr. Marcelo Ventura, que acreditou nesta ação, bem como a equipe presente que fez de um tudo para que o projeto desse certo", disse.
“A triagem de catarata em Fernando de Noronha foi, sem dúvidas, uma grande oportunidade de cuidar da saúde visual dos moradores da ilha. Além da identificação de pacientes com catarata, conseguimos detectar outras doenças oculares que, muitas vezes, passam despercebidas. Realizamos um levantamento das principais alterações encontradas nos exames, traçando um perfil epidemiológico da população local. Isso representa um avanço significativo, pois permitirá à Administração criar estratégias de promoção da saúde visual mais eficazes.”, enfatizou o Oftalmologista, Dr. Carlos Ximenes.

A Diretora do Hospital São Lucas, Maria Teresa Pinheiro, externou seu contentamento por todo o trabalho e atendimento realizado para a população do arquipélago.

"Gratidão a Fundação Altino Ventura por esse trabalho lindo que vocês fizeram cuidando da nossa comunidade. Que Deus abençoe a toda a equipe, e que se Ele quiser a gente terá a oportunidade de outros lindos projetos aqui. Expresso minha gratidão a toda FAV", expressou.

Joabe Santos, 52 anos, que trabalha como Gari na ilha, foi um dos pacientes da ação.

"Essa vinda da FAV aqui foi essencial. O atendimento foi rápido, o médico informou que tenho pterígio e vou ter que operar. Então, foi ótima esse atendimento, agora vou poder fazer a cirurgia que vai melhorar cem por cento a minha vista", relatou.

Já a moradora local, Rosângela Santos, 52 anos, expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar os exames sem precisar sair da ilha.

"Demorei muito tempo para conseguir uma consulta e hoje a Fundação está aqui para a felicidade de todos noronhenses. Fico muito grata pela consulta. É muito difícil ter oftalmologista. É fundamental a presença da FAV com mais frequência. Fazia um tempo que não fazia exame de vista", declarou a recepcionista.

A Função Altino Ventura retorna a Fernando de Noronha pela terceira vez, após 18 anos para tratar da saúde ocular da população. E agradece a administradora da ilha, Thalita Figueiroa, o Superintendente de Saúde, Antônio Ramos e o apoio institucional da Superintendência de Saúde na média complexidade, Mitzi Medeiros para o sucesso da realização do projeto.


Além das consultas, foi realizada também, uma pesquisa conduzida pelo Médico Oftalmologista, Dr. Carlos Ximenes, que busca fornecer dados epidemiológicos importantes sobre a saúde visual da população de Noronha, permitindo o desenvolvimento de políticas públicas mais direcionadas para a região. Os resultados preliminares previstos serão compartilhados com a comunidade e com os profissionais de saúde pública através de publicação científica.


Confira as fotos:



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação e Fotografia: Weriston Rodrigues

Diagramação: Ismael Santos

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page