top of page

OFTALMOLOGISTAS DA FAV RECEBEM PRÊMIO NO BRASCRS 2024

> Congresso é considerado um dos mais importantes em perspectiva global, reunindo especialistas nacionais e internacionais para explorar as últimas tendências e avanços no setor

De 22 a 25 de maio, aconteceu o XXXI Congresso de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS) no Riocentro Convention & Event Center, no Rio de Janeiro. A Fundação Altino Ventura foi muito bem representada por uma caravana de médicos oftalmologistas. O Presidente da Instituição, Dr. Marcelo Ventura, ministrou sobre cirurgias de catarata pediátrica. A Dra. Bruna Ventura, Coordenadora do Departamento de Ensino da FAV, fez palestras no Festival de Casos Clínicos. E as Doutoras Rhaíssa Menelau e Wanessa Paes foram premiadas por suas performances nos procedimentos cirúrgicos e produção de artigos científicos.

Com uma estrutura impecável, a edição 2024 do BRASCRS teve um recorde de palestrantes internacionais, congressistas do mundo inteiro e o mais alto nível científico, com sessões surpreendentes e inovadoras. Foram horas de trocas de conhecimentos com os maiores oftalmologistas do mundo, apresentações de análises de casos e cirurgias ao vivo, onde cada participante teve a oportunidade de aprender sobre os diversos temas abordados e discutir estudos, aprofundando ainda mais seu conhecimento.

 

Durante o evento, ocorreram sessões de “festival de casos”, que consistiam em uma série de apresentações sobre condutas médicas desafiadoras. Ao final de cada sessão, o público votava no caso que foi dissertado. A Dra. Rhaíssa Menelau recebeu o prêmio na categoria Jovem Talento pelo caso “Bebê com catarata congênita bilateral, microftalmia extrema, microcórnea e microesferofacia: como ajudá-lo?” e comemorou a conquista. “Trazer esses prêmios para a nossa casa mostrou que os esforços diários valem a pena. Esse reconhecimento me motiva a procurar, cada vez mais, a excelência no cuidado com os pacientes. Agradeço a Deus, à Dra. Bruna Ventura, aos amigos e familiares que me incentivam diariamente”, disse.

 

Para a Dra. Wanessa Paes, que ganhou o prêmio na categoria Melhor Caso Científico de Catarata com o artigo “Trauma Ocular Contuso: Um Quebra-Cabeça Cirúrgico e o Desafio de Colocar as Peças no Lugar”, além da chance de discutir os avanços mais recentes nesse campo, também é a oportunidade de representar a Fundação. “É uma grande felicidade e honra trazer esse prêmio para a FAV. Sabendo da qualidade dos colegas que apresentaram casos superinteressantes e muitos oftalmologistas de renome, sei também que essa conquista foi dada a grandes pessoas dentro da oftalmologia. Foi uma emoção muito grande, uma surpresa quando saiu o anúncio da premiação. E, desta forma, espero continuar contribuindo”, externou.

 

A Dra. Bruna Ventura ainda participou das mesas do podcast no decorrer do congresso. Na ocasião, ela realizou um bate-papo com a presidente da Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa sobre presbiopia e a calculadora de ESCRS. O BRASCRS visa reunir oftalmologistas, ampliar o estudo e acompanhar o desenvolvimento de todos os aspectos técnicos e científicos inerentes à cirurgia de catarata, implantes intraoculares e cirurgia refrativa. A presença da FAV nos eventos de oftalmologia enriquece o conhecimento dos profissionais envolvidos e contribui também para o avanço e crescimento da Instituição.

EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotografia: Cristiana Dias / Arquivo Pessoal Rhaíssa Menelau e Wanessa Paes

Diagramação: Ismael Santos



Comments


bottom of page