No dia 12 de maio, a Fundação Altino Ventura - FAV promoveu um encontro com colaboradores e convidados para celebrar o Dia da Enfermagem. A data foi instituída em meados dos anos 40, para homenagear duas personagens reconhecidas mundialmente na área: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. O evento, coordenado pelo Departamento de Enfermagem em parceria com o setor de Serviço e Controle de Infecção Hospitalar da FAV, aconteceu no auditório do Prédio Inácio Cavalcanti, localizado na Av. Maurício de Nassau, 2075 - Iputinga.
O Diretor Médico Executivo, Dr. Heber Coutinho, esteve presente no evento e recepcionou os colaboradores e convidados. O Dr. Bruno Severo, professor da Universidade Federal de Pernambuco, Microbiologista, Psicanalista, Mestre em Micologia, Doutor em Microbiologia e Pós-Doutor em Medicina, palestrou sobre Humanização, Felicidade e Cultura de Paz.
O filósofo Nietzsche diz que a felicidade “é frágil e volátil, pois só é possível senti-la em certos momentos. Na verdade, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor, uma vez que só percebemos que somos felizes por comparação.”
O Dr. Bruno Severo agradeceu pelo convite e parabenizou a sensibilidade de toda equipe organizacional nesta data tão significativa à enfermagem. “Através do convite pude abordar um tema tão relevante e muitas vezes banalizado, que é falar sobre felicidade e cultura de paz. Gosto sempre de enfatizar que quando falamos de felicidade e cultura de paz a abordagem não acaba quando encerramos a nossa fala, pois quando voltamos à nossa rotina conseguimos colocar em prática todo assunto abordado dentro daquela temática. Espero que todos os colaboradores que participaram levem para casa um pouquinho da prática sobre o que é felicidade, porque devemos iniciar a mudança primeiramente em nosso Lar, pois se não começarmos a idealizar, potencializar e vivenciar a prática em nossa casa, como seremos felizes fora dela? Por isso o primeiro local de felicidade em nossa vida deve ser a nossa própria casa que é a nossa primeira escola”.
Para o coordenador de enfermagem, Emanuel Marcelo, o evento foi muito importante para o time de enfermeiros da Fundação Altino Ventura, pois proporcionou novas experiências para serem vivenciadas dentro da rotina exercida diariamente. “Fico muito feliz em poder contribuir, buscando atualizações e temas tão importantes para nossa formação profissional e pessoal”, declarou Emanuel.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação e Fotografia: Geovanna Morais
Diagramação: Ana Silva
Colaboração: Ágatha Cavalcanti
Comments