> No dia mundial de higienização das mãos, o departamento do SCIH visou reforçar a meta cinco da Instituição por meio de uma dinâmica interativa
A higienização das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes para prevenir a propagação de infecções, especialmente em ambientes hospitalares. Por isso, no dia 9 de maio, o Departamento de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou uma iniciativa lúdica no refeitório, um ponto estratégico da Fundação Altino Ventura (FAV). A ação contou com a participação de Kênia Medeiros, uma profissional de arte educadora que interagiu com os colaboradores.
Por meio de um cartaz interativo contendo o desenho de um tronco de árvore, cujas folhas eram formadas por marcas de mãos, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar da seguinte dinâmica: pintar a palma das mãos com tinta guache, deixar a marca no cartaz, lavar as mãos e, caso não restasse nenhum resquício de tinta, enfatizando a excelente higienização, o colaborador recebia um frasco de sabonete líquido.
A gestora do SCIH da FAV, Geuda Barbosa, informou que a ação foi idealizada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Infecção, o Controle de Infecção e Higienização das Mãos, estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde no dia 5 de março. "Desta forma, fizemos uma reflexão sobre o controle de infecção hospitalar e a higienização das mãos no combate principalmente às infecções cruzadas. Essa ação teve uma explicação não somente para os profissionais, os colaboradores, mas também para nossos clientes externos, que são os pacientes e acompanhantes", explicou Geuda.
Kênia Medeiros, que interpreta a personagem "Cafusa Florida", relatou que a participação de uma personagem peculiar para dar mais ênfase à campanha foi uma abordagem não convencional. "Achei muito interessante a FAV fazer essa abordagem, por ser algo tão simples, mas necessário, e a ludicidade traz uma leveza ao tema. Mesmo sendo simples, é algo muito importante. Os colaboradores se sentiram mais participantes, mais parte do processo e interagiram de forma leve", comentou.
Além da ação, o SCIH também realizou a vacinação da Campanha da Gripe para os colaboradores da instituição. Na Sede, Iputinga, as vacinas ocorreram nos dias 8 e 15 de maio no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Já os lotados na Emergência, na Boa Vista, foram orientados a realizar a imunização na Policlínica Gouveia de Barros ou em alguma Unidade de Saúde mais próxima da residência.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotografia: Cristiana Dias
Diagramação: Ana Silva
Comments