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ESCRITÓRIO DA QUALIDADE REALIZA PALESTRAS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

Setor promoveu ministrações nas unidades da FAV, na Boa Vista e Iputinga, com o objetivo de fomentar estratégias sobre o tema escolhido pela OMS

Em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, o Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente da Fundação Altino Ventura (FAV) realizou uma série de palestras em duas de suas unidades hospitalares localizadas em Recife, nos bairros da Boa Vista e Iputinga, abrangendo os turnos da manhã e tarde. As apresentações foram lideradas pela Gerente da Qualidade da instituição, Rosselyne Moura, pela Supervisora da Qualidade, Juliana Magalhães, e pelo Gerente de Comunicação e Marketing, Phelipe Cavalcante.



Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, a data tem como objetivo promover avanços concretos na segurança dos pacientes por meio de diversas abordagens. Em 2024, o tema escolhido pela OMS foi Melhorando o Diagnóstico para a Segurança do Paciente. Nesse contexto, a equipe da FAV destacou quatro metas principais: apresentar os erros de diagnóstico e os danos resultantes aos pacientes, além de detalhar o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030; demonstrar como realizar diagnósticos corretos, oportunos e seguros, tarefa que envolve todos; e oferecer aos pacientes e seus familiares informações essenciais para a compreensão do diagnóstico, contribuindo para um tratamento mais eficaz.



Além disso, foram enfatizadas as seis metas de segurança do paciente, já implementadas no cotidiano da Fundação. São elas: correta identificação dos pacientes, comunicação eficiente, prescrição segura de medicamentos, realização de cirurgias com segurança, higienização adequada das mãos e prevenção de quedas. No aspecto da comunicação, Phelipe Cavalcante destacou a relevância de uma comunicação eficaz e assertiva no atendimento, compartilhando dicas e conduzindo dinâmicas interativas, como a do "Telefone sem Fio". Os colaboradores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, relatar experiências e aprimorar-se para garantir um atendimento cada vez mais qualificado.



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Ágatha Cavalcanti

Fotos: Ismael Santos / Ascom FAV

Diagramação: Ismael Santos

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