top of page

ENSINO FAV PROMOVE CURSO INÉDITO DE VIAS LACRIMAIS

  • arquivosfav
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

> Formação aprimorou técnicas cirúrgicas e beneficiou diretamente pacientes que aguardavam por esse tipo de intervenção

O Departamento de Ensino da Fundação Altino Ventura (FAV) sediou, entre 9 e 12 de junho, o primeiro curso prático em Dacriocistorrinostomia Endonasal, um procedimento cirúrgico de alta complexidade voltado ao tratamento de obstruções das vias lacrimais. A imersão, inédita na Instituição, reuniu 12 Oftalmologistas do setor de plástica ocular, que participaram de quatro dias de atividades intensivas, totalizando 40 horas de prática cirúrgica e discussões clínicas, precedidas por um mês de aulas teóricas online.

 

Sob a coordenação da Dra. Lais Becker e organização das médicas Marina Coutinho, Noelle Breda, Marcella Belmont e Rafaella Vieira, o curso contemplou treinamento prático em centro cirúrgico, discussões de casos e uma aula presencial de encerramento. Ao todo, 22 pacientes foram operados durante a imersão: 17 adultos passaram por dacriocistorrinostomia, 3 adultos por dacriocistectomias, além de 3 crianças submetidas à dacriocistorrinostomia e outras 2 à sondagem lacrimal com sonda de Crawford. Os procedimentos representam um volume expressivo, considerando que, historicamente, a FAV realizava cerca de cinco cirurgias do tipo, por ano.

O curso contou com a participação das especialistas Dra. Silvana Artioli Schellini e Dra. Amanda Alexia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, referência nacional na área. A dacriocistorrinostomia é uma cirurgia de elevada complexidade técnica e ainda pouco realizada nos serviços públicos de saúde. A realização dos 22 procedimentos em apenas quatro dias representa um marco para a Fundação Altino Ventura e um avanço significativo no acesso desses pacientes ao tratamento especializado.

 


A Oftalmologista Dra. Marina Coutinho, uma das participantes, destacou a relevância da experiência. “Foi uma vivência enriquecedora, especialmente por termos aprendido diretamente com uma especialista tão renomada. Estou muito grata à FAV e a todos os colegas que tornaram isso possível. Poder atender pacientes que aguardavam há tanto tempo por esse atendimento foi muito significativo. Acredito que fizemos história”, afirmou. Além dos Oftalmologistas, o curso teve acompanhamento de Fellows e Residentes da Instituição.


EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotos: Marina Coutinho

Diagramação: Ana Silva


bottom of page