top of page

DEPUTADO JOÃO PAULO COSTA VISITA CENTRO DE REABILITAÇÃO DA FAV

O Deputado estadual João Paulo Costa realizou uma visita ao CER IV (Centro de Reabilitação “Menina dos Olhos”), da Fundação Altino Ventura (FAV). O espaço é uma referência em atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e/ou intelectual. Atualmente, atende 200 pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), enquanto mais de 300 esperam na lista de espera da instituição para iniciar o acompanhamento.


“O autismo é uma questão urgente para termos atenção. Sabemos que quanto mais cedo iniciarmos as terapias, mais esse paciente terá independência e inclusão, à medida que for crescendo. O apoio do poder público é muito importante para esta causa. No CER temos toda a estrutura, capacitação de profissionais, mas precisamos de incentivo para poder cuidar de mais e mais crianças com as terapias necessárias e permitir que eles não tenham limitação e sejam o que quiserem”, ressaltou a Dra. Larissa Ventura, Diretora do CER IV.


Essas ações terapêuticas envolvem uma equipe multidisciplinar habilitada para trabalhar na redução ou eliminação de comportamentos que interferem na capacidade de aprender, brincar e interagir. As terapias também atuam nos aspectos relacionados aos movimentos, finos ou amplos, e nas funções executivas como processamento de informações, memória, criatividade e atenção. Estudos demonstram que quanto mais prévios e intensivos forem esses cuidados, melhor será a resposta das crianças tratadas.


“Pude constatar que a Fundação Altino Ventura possui uma estrutura física excelente e que consegue receber e prestar um atendimento de qualidade para mais pacientes. “Coloquei meu mandato à disposição da diretoria do Centro de Reabilitação e já encaminhamos ao Governo uma Indicação cobrando recursos para que esse Projeto que atende crianças autistas e suas famílias possa ser ampliado o mais breve possível”, afirmou o Parlamentar.


A capacitação familiar também tem sido divulgada como importante reforçador positivo do tratamento, promovendo a extensão dos contextos trabalhados em terapia para o domicílio. Nesse sentido, o projeto irá atuar também junto a família ou cuidador das crianças com TEA, oferecendo apoio psicológico, social e capacitação parental. Dessa forma, a família será incluída no plano terapêutico e participará ativamente de todo o processo de autonomia, inclusão e desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.



O Deputado João Paulo Costa mantém diálogos com especialistas e grupos que defendem a causa autista para uma agenda que ajude a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. “O lugar do autista é onde ele quiser! O que eu puder fazer como Deputado Estadual para que as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista tenham todos os direitos assegurados, eu farei. Eu quero através do diálogo com a sociedade, com as pessoas que vivenciam o autismo, apresentar Projetos de Lei e ações que contribuam efetivamente para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que possuem TEA no estado de Pernambuco”, destacou João Paulo Costa.

bottom of page