top of page

COLABORADORES DA FAV SÃO CONVIDADOS PARA PRÉ-ESTREIA DE FILME SOBRE DOT

No dia 29 de Julho, às 20h, o cinema Kinoplex, do Shopping Boa Vista, exibirá a pré-estreia do filme “Atrás dos meus olhos”. O longa terá o recurso da audiodescrição, interpretação em libras, e conta a história de Celina, uma fotógrafa conceituada, diagnosticada com a doença ocular da tireoide (DOT), que viaja pelo mundo registrando com um olhar poético a realidade da vida periférica, cuja última viagem foi a um tradicional bairro de Salvador, na capital baiana. O evento é gratuito e aberto para o público em geral.


“O filme mostra os desafios de quem convive com DOT e a longa jornada que, geralmente, essas pessoas percorrem até obter um diagnóstico conclusivo. Além de elevar a conscientização a respeito dessa doença que ainda é pouco conhecida e subdiagnosticada. Realizar esse evento no Rio de Janeiro é de extrema importância para toda a sociedade e a classe médica de cirurgiões oculares locais”, explica Kely Nascimento, idealizadora do projeto, diretora-executiva do filme, a atriz que interpreta a personagem Celina.

A obra cinematográfica, que tem em sua trilha sonora a canção ‘Amor Raro’ de Carlinhos Brown e Fernanda Takai, é um oferecimento do Instituto Renascimento, cuja iniciativa é apoiada tanto pela Fundação Altino Ventura (FAV), como por outras instituições. Dirigida por Pedro Henrique Moutinho, o elenco conta com a participação de duas atrizes com DOT. “Por mostrar a realidade de quem vive com a doença, o filme encoraja outras pessoas a buscarem ajuda. O diagnóstico precoce da doença ocular da tireoide é essencial”, completa Kely.

Antes da exibição do filme, os visitantes serão convidados a visitar uma exposição com banners de cartunistas de várias regiões do Brasil que criaram cartoons como mais uma fonte facilitadora de informação sobre DOT. Após a sessão, um profissional endócrinologista mediará uma roda de conversa entre a plateia, elenco, associações de pacientes e profissionais da saúde, para discutir a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública, bem como para esclarecer dúvidas sobre a doença. Os ingressos podem ser adquiridos através do link: http://bit.ly/ExibicaoDOTRecife.

EXPEDIENTE

Editor-chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Ágatha Cavalcanti

Fotografia: Cristiana Dias

Diagramação: Ana Silva

Comments


bottom of page