top of page

BLOCO CIRÚRGICO DA FAV É INAUGURADO NO SERTÃO DE PE

População de Serra Talhada vai poder realizar operações, tratamentos, entre outros serviços, sem precisar se deslocar à capital.



O município de Serra Talhada ganhou no dia 30 de outubro, um bloco cirúrgico oftalmológico da Fundação Altino Ventura - FAV, em parceria com a prefeitura local que liberou mais de R$ 1 milhão em investimentos para que o bloco fosse finalizado. A solenidade de entrega ocorreu com a presença da Prefeita da Cidade, Márcia Conrado, o Presidente da Fundação, Dr. Marcelo Ventura, a Presidente do Conselho Curador, Dra. Liana Ventura, o CEO da FAV, Dr. Heber Coutinho, a Secretária de Regulação em Saúde de Pernambuco, Domany Cavalcanti, representando a Governadora Raquel Lyra e a Secretária de Saúde municipal, Lisbeth Rosa. Centenas de pessoas acompanharam a inauguração e ouviram o discurso de vários parlamentares.


A ocasião somou a presença do Deputado Federal Fernando Monteiro, dos deputados estaduais Kaio Maniçoba e José Patriota, da presidente do Rotary Club da cidade, Francisca Gama, de prefeitos de outros municípios do sertão, além de outras autoridades, de oftalmologistas, dos colaboradores e representantes da sociedade. “É com grande alegria que hoje nós entregamos aos serra-talhadenses o bloco cirúrgico da Fundação Altino Ventura. Uma obra tão esperada não só pela pelo povo de Serra Talhada, mas por toda a região do Pajeú”, comemorou a Prefeita Márcia Conrado.


“Com o bloco em funcionamento, temos a expectativa de realizar um número significativo de atendimentos e as pessoas terão a oportunidade de voltar a ver o mundo com suas cores e seu sentimento. Quero agradecer a parceria, a união e o respeito ao Dr. Marcelo Ventura, a Dra. Liana Ventura e ao Deputado Federal, Fernando Monteiro. Obrigada a cada um da equipe que nos ajudou a transformar esse sonho em realidade”, completou Márcia. “Estamos felizes com essa nova etapa da FAV no Sertão pernambucano”, destacou o Dr. Marcelo Ventura. "Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos aqueles que se empenharam e tornaram isso possível, com um agradecimento especial à prefeita Márcia Conrado, que nos concedeu o privilégio de servir a comunidade que sempre nos acolheu, e agora, chegou o momento de retribuir”, pontuou.




“Essa conquista vai beneficiar a população, pois não será mais necessário viajar até a Capital para se operar, pois, todos esses serviços estarão disponíveis. É gratificante poder participar dessa transformação da saúde na área da oftalmologia e contribuir no bem-estar das pessoas”, discursou o Dr. Marcelo. A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Lisbeth Rosa ressaltou que todos temos o direito de apreciar a beleza da vida através da nossa visão.


“Trabalhamos diurnicamente em parceria com a FAV para melhorar e recuperar a visão da nossa população. Já foram quase 5 mil consultas realizadas nesses 5 anos de funcionamento da unidade. Agora, com o bloco cirúrgico, iremos minimizar o sofrimento das pessoas que diariamente arriscavam suas vidas nas estradas a fim de se submeterem a um procedimento operatório na capital. Muito obrigada a todos os envolvidos neste processo, e, principalmente, a nossa prefeita”, enfatizou. O novo espaço tem a capacidade de realizar 400 cirurgias por mês e está situado na Microrregião do Pajeú, a 415 km do Recife. Esse é mais um compromisso da Fundação em cooperação com o município para oferecer serviços cirúrgicos de excelência e acessíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. A população da região, que há muito tempo aspirava por este projeto, agora vai poder realizar operações de catarata, tratamentos para glaucoma, entre outras intervenções essenciais nesta unidade.


A FAV Unidade de Serra Talhada foi inaugurada no dia 20 de agosto de 2018. Conta com diversos compartimentos entre sala de triagem, DML’s, consultórios, salas de espera, salas de exames, bloco cirúrgico, salas de cirurgia, posto de enfermagem e ala de farmácia, além dos setores administrativos e almoxarifado. Realiza cerca de mil consultas e 4 mil exames por mês. O serviço conta ainda com rodízio semanal de profissionais especializados.



Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Weriston Rodrigues

Fotografia: Cristiana Dias

Colaboração: Ana Silva e Ismael Santos

Comments


bottom of page