top of page

ALUNOS DO ENSINO FAV RECEBEM FORMAÇÃO INÉDITA

A programação contou com a presença de médicos oftalmologistas renomados nacional e internacionalmente



A Coordenação de Ensino da Fundação Altino Ventura - FAV, promoveu uma semana inteira de Imersão em Cirurgia de Catarata com Olhos Artificiais para os seus residentes e especializandos. A iniciativa inovadora aconteceu de 19 a 23 de fevereiro, e ocorreu pela primeira vez na Fundação, reunindo de forma inédita, quatro simuladores diferentes no curso.

Os idealizadores do evento, Dr. Marcelo Ventura, Dra. Camila Ventura, Dra. Camila Moraes e Dra. Jullyanna Godoy, ressaltaram a importância e grandiosidade da ocasião, tendo em vista não só a oportunidade única de treinar as técnicas em equipamentos que simulam procedimentos cirúrgicos e suas intercorrências, como também, a apresentação inspiradora de inovações tecnológicas criadas por médicos brasileiros que beneficiam a oftalmologia de maneira sem precedentes com as suas criações.


“Estamos marcando a nossa época, a nossa história! E esse curso, é um divisor de águas na etapa de treinamento, e é o primeiro que junta tantas possibilidades de capacitação. Muito obrigado por estarem aqui”, disse o Dr. Marcelo Ventura em agradecimento aos palestrantes e participantes.


A programação do curso foi contemplada com a presença de médicos oftalmologistas renomados nacional e internacionalmente, que vieram à Fundação compartilhar suas jornadas inspiradoras para os participantes, e capacitá-los por meio de técnicas e orientações, enquanto acompanhavam, diante de cada equipamento, as cirurgias simuladas dos alunos bem de perto.





As empresas: Latinofarma, Ofta, Alcon, Fakom-FKM e Ateno, colaboraram com o patrocínio do evento, e puderam apresentar a nova linha de produtos mais eficientes para o caso singular de cada paciente e suas particularidades.



A Dra. Tauanni Alves e Jéssica Lanza conduziram uma palestra sobre o simulador da Orbitau, projetado pela Dra. Tauanni. “Com esse treinamento, o cirurgião adquire uma destreza de forma mais rápida e oferece menor risco para a população. Através de um olho artificial, contribuímos para que olhos de animais não precisem ser utilizados”, esclareceu a Dra.




O Dr. Emerson Morishita e Thomáz Martins realizaram uma apresentação sobre o tema “Cirurgia de catarata pós refrativa”. Já no meio da semana, o Dr. Ramon Fazzolo ministrou acerca do simulador Pércodis, de sua autoria. “O nome do simulador vem das iniciais das palavras persistência, constância e disciplina, pois são características que consideramos que todo cirurgião deve possuir. No equipamento é possível treinar cirurgias do nível mais básico até o complexo, incluindo a capsulorrexe”, explicou.




Os participantes treinaram ainda nos simuladores Ichamber e EYELAB, exibidos respectivamente pelo Dr. Leiser Franco e Dr. Fabiano Brandão. “A criação do Ichamber vem com o intuito de ajudar no ensino, auxiliar os cirurgiões já formados a voltarem a operar, e desenvolver a habilidade de dominar novas técnicas cirúrgicas” explicou o Dr. Leiser.


Já o Dr. Fabiano, que foi o primeiro com a iniciativa de olhos artificiais ainda em 2005, quando treinava as cirurgias de catarata em cartelas de comprimido, enfatizou a novidade da EYELAB, que inclui colaboração com engenharia de Inteligência Artificial - IA, e a possibilidade de operar casos de pterígio no equipamento.


Foi com a capsulorrexe que tudo começou lá em 2005, com isso a inteligência artificial se une ao nosso simulador pois desenvolvemos um aplicativo para o celular, onde o aluno após realizar a cirurgia irá fotografar e receber uma pontuação que avalia a sua manobra cirúrgica, bem como detalhes do procedimento. É uma forma de acompanhar sua evolução e se sentir mais confiante”. Por fim a semana de imersão finalizou com as Dras. Erika e Marcela Aragão dissertando sobre biometria e Lios Alcon.





Todos os alunos do Ensino FAV são treinados e capacitados com as mais diversas técnicas. Nosso objetivo é expandir e aperfeiçoar o conhecimento, na prática profissional com qualidade para que rapidamente a população atendida pelo SUS tenha acesso a um padrão de serviço de excelência. Constantemente, estamos nos renovando para oferecer uma experiência única no que há de mais moderno no cenário global, contribuindo tanto no ensino e pesquisa quanto na prática cirúrgica.


Confira as fotos:



EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante

Redação: Ágatha Cavalcanti e Weriston Rodrigues

Fotografia: Cristiana Dias

Colaboração: Ismael Santos

Comments


bottom of page