Projetos Especiais

PAGS :: 1 :: 2 :: 3
Projeto Escola

Início - 1998.
Público Alvo - Crianças de seis a 16 anos matriculadas na rede pública de ensino.
Objetivo - Prevenir a cegueira na infância, principal causa de baixo rendimento escolar.
Equipe Envolvida - Oftalmologistas, assistentes oftálmicos, assistente social, motorista e voluntários das comunidades.
Parceria - Escolas da rede municipal e estadual de educação, associações de bairros, igrejas, creches, comunidades de bairros, instituto de visão Helen Keller, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sul América Seguros, Rede Globo e Fundação SESC.
Média de Atendimentos Anual - 10.078.
Projeto Veja Bem Brasil

Período - 25 a 30 de abril de 1998.
Público Alvo - Crianças matriculadas na primeira série do ensino fundamental da rede pública de ensino.
Objetivo - Realizar exames oftalmológicos nas crianças, com doação dos óculos nos casos indicados pelo projeto.
Parceria - Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Ministério da Educação - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Municípios Beneficiados - Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.
Pacientes Beneficiados - 7.640 atendimentos e 2.382 exames oftalmológicos.
Projeto Veja Bem Brasil 1999

Período - Setembro de 1999 a fevereiro de 2000.
Parceria - Ministério de Educação - Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Municípios Beneficiados - Recife, Escada, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.
Pacientes Beneficiados - 21.131 crianças.
Apoio à Deficiência Visual da Infância

Período - Março de 1999 a julho de 2000.
Público Alvo - Pacientes menores de 16 anos de idade.
Objetivos - Realizar atendimento oftalmológico visando a prevenção à cegueira e reabilitação visual das crianças e adolescentes. Doar óculos e lupas nos casos indicados pelo projeto.
Parceria - Fundação Rotárea Internacional, Rotary Club do Recife, Cruzada de Ação Social e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Municípios Beneficiados - Nazaré da Mata, Panelas, Camaragibe, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha e Recife.
Pacientes Beneficiados - 29.934 pacientes examinados, com doação de 2.974 óculos e 40 lupas para portadores de visão subnormal.
Projeto Veja Bem Brasil - 2000

Período - 30 e 31 de agosto de 2000.
Público Alvo - Crianças matriculadas na primeira série de ensino fundamental da rede pública de ensino.
Objetivo - Prevenir a cegueira e a reabilitação visual na infância.
Parceria - Ministério de Educação/FNDE e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Município Beneficiado - Camaragibe.
Pacientes Beneficiados - 2.938 crianças.
Projeto Veja Bem Brasil - 2001

Período - 13 e 14 de outubro de 2001
Público Alvo - Crianças matriculadas na primeira série de ensino fundamental da rede pública do ensino.
Objetivo - Prevenção da cegueira e reabilitação visual na infância.
Parceria - Ministério de Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Município Beneficiado - Camaragibe.
Pacientes Beneficiados - 2.329 crianças.
Mutirão de Catarata

Período - 2000
Público Alvo - Portadores de catarata senil acima de 50 anos.
Objetivos - Identificar casos com catarata senil e realizar a cirurgia para a reabilitação visual possibilitando a reintegração social do paciente.
Parceria - Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e Secretarias Municipais.
Municípios Beneficiados - 28.
Pacientes Beneficiados - 1.289.
Um Programa Baseado na Triagem Visual dos Recém-nascidos

Período - Fevereiro a outubro de 2000
Público Alvo - Neonatos das maternidades públicas do estado de Pernambuco.
Objetivos - Realizar a triagem visual de todos os neonatos nascidos nas maternidades públicas do Hospital Barão de Lucena, Hospital Agamenon Magalhães e na Maternidade da Encruzilhada (CISAM). Encaminhamento dos pacientes para a Fundação Altino Ventura para o tratamento especializado.
Pessoas Beneficiadas - 3.280 recém-nascidos.